ENEM, perguntado por RodrigoKenedy5652, 10 meses atrás

1)texto base: a filosofia medieval possuía suas características próprias, o que contribuiu para a compreensão do momento histórico, de acordo com os temas das principais obras do período. considere as assertivas a seguir: i – o principal tema abordado foi a relação entre a razão e a fé. ii – buscava-se evidenciar a existência e a natureza de deus pelo uso da razão. iii – entre os temas de interesse no período estava a individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis. iv – foram construídas interpretações da razão em novas abordagens, o que não permite integrar obras dos pensadores gregos à análise da filosofia medieval. estão corretas: selecione uma alternativa: a) i e ii. b) i, ii e iv. c) ii e iv. d) i, ii e iii. e) i, ii, iii e iv.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
40

d) i, ii e iii

A filosofia surgiu como o estudo das coisas do universo, como uma busca por respostas de algo que os homens não entendiam e que, para eles, era intangível. Dentre esses temas estava tanto a composição da matéria quanto a existência e relação de Deus (ou deuses) com a vida humana.

Os pré-socráticos, por exemplo, tentavam entender de onde vinha a vida, qual era a matéria primeira. Foi daí que surgiram os primeiro modelos atômicos.

Conforme a ciência foi evoluindo e a biologia encontrou as respostas para essas perguntas, a filosofia passou a mergulhar em questões ainda mais profundas. Ao longo dos séculos foram diversas as escolas filosóficas, e cada uma estudou uma vertente diferente do comportamento e pensamento humano. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram exemplos de pensadores que buscavam unir a filosofia e a fé.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/21035376

Anexos:
Respondido por larissamagrani
2

Na Filosofia Medieval, havia a importância de unir fé e razão e criar uma filosofia pautada na teologia (D).

A Filosofia passou por uma mudança significativa na transição entre a Filosofia da Antiguidade e a Filosofia da Idade Média.

O homem se tornou o foco ligado à crença divina e a justificativa da fé cristã. Na Patrística e na Escolástica, os padres apostólicos são filósofos que tentam unir fé e razão.

Desse modo, o bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas.

Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.

A Filosofia Escolástica, tendo como principal pensador São Tomás de Aquino, é altamente influenciada pelos pensamentos de Aristóteles. São Tomás, como figura fundamental, formula seus silogismos e sua filosofia baseada na teologia.

A Filosofia Escolástica propunha unir fé e razão e pensava temas como: amor, Deus, conhecimento, política, virtudes e etc.

O ensino escolástico tinha como base a metodologia do trivium e do quadrivium, que utilizavam da lógica, da matemática, das ciências naturais, bem como da literatura e do ensino do Latim, a fim de incentivar os conhecimentos da memória e do saber pedagógico tradicional.

Link: brainly.com.br/tarefa/111627

Anexos:
Perguntas interessantes