História, perguntado por emanuellysouzanunes2, 10 meses atrás

1)
Teoria segundo a qual, a riqueza de uma nação depende do afluxo externo de metais precisos (ouro e prata, principalmente), ou seja, quanto mais ouro e prata um país possuísse, mais rico ele seria. Esse pressuposto que regeu as economias colonialistas europeias.

Essa teoria recebeu o nome de:

Alternativas:

a)
Industrialismo.

b)
Socialismo.

c)
Monopolismo.

d)
Feudalismo.

e)
Mercantilismo.

2)
Foi em meio a Revolução Industrial, que, em 1776, foi publicada a famosa obra ‘A Riqueza das nações’, o que mais tarde seria considerado o início da Escola Clássica, que contribuiu fortemente para o pensamento econômico ao concentrar sua análise em leis e teorias econômicas explícitas, o que jamais tinha sido efeito até então. A doutrina clássica tem como base: a liberdade pessoal, a propriedade privada, a iniciativa individual, a empresa privada e a interferência mínima do governo.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao autor da obra ‘A Riqueza das nações’ e a sua perspectiva econômica:

Alternativas:

a)
Adam Smith / liberalismo.

b)
Karl Marx / socialismo.

c)
Proudhon / anarquismo.

d)
Immanuel Kant / Iluminismo.

e)
Auguste Comte / positivismo.

3)
As ideias do economista John Maynard Keynes (1883-1946) se tornaram um importante paradigma do mundo capitalista nas décadas seguintes à Grande Depressão. A partir delas, consolidou-se uma série de políticas que visaram garantir serviços públicos e condições mínimas para o consumo e o trabalho da grande maioria da população.

Essas políticas eram:

Alternativas:

a)
a instauração de um Estado de Bem-Estar Social.

b)
a redução das obras públicas e os financiamentos estatais.

c)
a realização de investimentos estatais no mercado de ações.

d)
a solicitação de empréstimos pelos EUA aos países europeus.

e)
a permissão da migração em massa de trabalhadores estrangeiros nos EUA.

4)
‘A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda’ é um livro de autoria do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946), publicado pela primeira vez em fevereiro de 1936.

Sobre o pensamento econômico de Keynes, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O pensamento de Keynes teve origem na preocupação com a taxa decrescente de crescimento da economia. Além disso, o crescimento populacional estava decaindo e não havia, inicialmente, espaço para a expansão demográfica, ou seja, o mercado consumidor não aumentava, mas a produção excedia o consumo.

( ) Ênfase macroeconômica, ou seja, a preocupação era com as variáveis agregadas de consumo, poupança, renda, produção e emprego: os keynesianos estavam mais interessados no consumo de toda uma população em conjunto do que em entender os gastos individuais.

( ) Demanda efetiva, ou gastos agregados, é uma preocupação de Keynes e seus seguidores, pois para eles a demanda é a determinante imediata da renda nacional, da produção e do emprego. A ideia é de que a demanda efetiva é quem estabelece a produção real da economia e não o contrário (oferta determina a demanda), como afirmavam os clássicos.

( ) Keynes afirma que os salários e preços são inflexíveis e com tendência a queda em função da existência de instituições, como contratos, sindicatos, lei do salário mínimo, entre outros. Assim, em períodos de recessão econômica, ou seja, quando a demanda agregada por bens e serviços reduz, o preço é mantido, a produção diminui e funcionários são demitidos (os que permanecem mantêm o mesmo salário).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V – F – V – F

b)
V – F – F – V

c)
F – F – F – F

d)
V – V – V – V

e)
F – V – V – F

5)
O materialismo histórico, entre outras coisas, propõe uma história que enfatiza o desenvolvimento das lutas de classe e a evolução dos chamados ‘modos de produção’. Trata-se de uma leitura alicerçada na ideia de que são as forças materiais, as mudanças tecnológicas e os modos de produção que propulsionam as mudanças sociais, políticas e culturais. Nessa leitura, o materialismo histórico dialético, tal como uma antiga tese dominante seria confrontada pela antítese que gerara, a classe dominante seria derrubada pela classe oprimida que criou.

O chamado ‘materialismo histórico dialético’ tem sua origem a partir das reflexões apresentadas por:

Alternativas:

a)
Karl Marx (1818-1883).

b)
Max Weber (1864-1920).

c)
Auguste Comte (1798-1857).

d)
Émile Durkheim (1858-1917).

e)
Edward Palmer Thompson (1924-1993).

Soluções para a tarefa

Respondido por NaoMuitoInteligente
4

1- E

2- A

3- A

4- D

5- A


emanuellysouzanunes2: Obrigada!
Perguntas interessantes