1. О tехtо lido é uma resenha. A resenha apresenta uma linguagem específica e neste caso fоі еѕсrіta *
1 ponto
a) еm lіnguаgеm іnfоrmаl, раrа tоrná-lо mаіѕ ехрrеѕѕіvо е соmunісаtіvо ао lеіtоr.
b) еm lіnguаgеm соlоquіаl, роrquе а еѕсrіtоrа аіndа nãо tеm о dоmínіо dа nоrmа сultа.
c) еm lіnguаgеm сultа, роіѕ о gênеrо rеѕеnhа сrítіса nãо реrmіtе а utіlіzаçãо dе еlеmеntоѕ соlоquіаіѕ.
d) еm lіnguаgеm téсnіса, роіѕ еlе арrеѕеntа muіtаѕ раlаvrаѕ dіfíсеіѕ dе еntеndеr о ѕіgnіfісаdо.
2. A resenha é um tipo de texto que traz elementos descritivos e avaliativos. Conter fatos e opiniões distribuídos ao longo do texto é muito comum em resenhas críticas. Assinale a alternativa em que há um fato. *
1 ponto
a) O livro propõe uma reflexão profunda sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e isso chama a atenção do leitor.
b) Há uma reflexão superficial sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte, e isso poderia ser melhorado no livro.
c) Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação são temas do livro.
d) O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã.
Soluções para a tarefa
1)A alternativa correta é a letra a) еm lіnguаgеm іnfоrmаl, раrа tоrná-lо mаіѕ ехрrеѕѕіvо е соmunісаtіvо ао lеіtоr.
O intuito da utilização de uma linguagem informal na resenha é tornar a leitura mais acessível, leve e próxima do leitor, com linguagem clara e comunicativa.
2) A alternativa correta é a letra d) O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã.
A resenha apresenta o fato ao mencionar que foi um texto baseado em um acontecimento na Holanda, cidade de Amsterdã, no ano de 1972. Neste episódio as crianças promoveram um movimento em prol de um espaço de lazer.
Para facilitar o entendimento da tarefa, segue a resenha da questão:
“Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.” Assim começa o recém-lançado livro infantil “A menina que parou o trânsito” (Editora V&R), de Fabrício Valério com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Aparentemente banal, a narrativa leva o pequeno leitor a refletir sobre a lógica quase sempre cruel de uma grande cidade.
Ao decidir interromper o fluxo dos carros com sua bicicleta, a menina vira o alvo de uma série de reações em cadeia. E o que acontece depois é que o guarda fica bravo apita, o motorista fica irritado e buzina, o condutor do ônibus se enche de raiva e freia bruscamente. Em linguagem de conto cumulativo, o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas.
Apesar de as ilustrações indicarem leveza no trato do tema, por trás há uma mensagem urgente: conscientizar sobre o espaço do próprio ser humano na lógica desenfreada da rotina de uma metrópole. “A brincadeira toda é mostrar o que uma simples pausa pode acarretar e revelar. O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no caminho da cidade grande”, ressalta o escritor.
O livro propõe também uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte motorizados no dia a dia das grandes cidades, e como essa realidade influencia em cada indivíduo.
“A pressa da vida diária não dá tempo para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda, está materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu habitat natural”, explica o autor.
Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação do espaço público estão no centro da intenção da história. O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 1972. Um grupo de crianças, reivindicando seu espaço na sociedade e nas ruas, encabeçou um movimento para lutar por espaços de lazer.
Bons estudos!