1)
Surgem certas teorias que visam impedir que o criminoso faça uma violação sistêmica (quebra de expectativas sociais) de forma grave e sem consequências maiores, colocando-se em xeque a autopoiese.
Acerca do Direito Penal do Inimigo, assinale alternativa correta:
a) O Direito Penal do Inimigo almeja conciliar aquele que viola as expectativas sociais e põe em risco toda a coletividade. b) Com viés conciliatório e com observância das garantias processuais, o Direito Penal do Inimigo almeja punir aquele que viola as expectativas sociais e põe em risco toda a coletividade. c) Com viés punitivo mas com respeito as garantias processuais, o Direito Penal do Inimigo almeja punir aquele que viola as expectativas sociais. d) O Direito Penal do Inimigo almeja a ressocialização do criminoso. e) Com viés extremamente punitivo e sem observância das garantias processuais, o Direito Penal do Inimigo almeja punir aquele que viola as expectativas sociais e põe em risco toda a coletividade.
2) Há uma clara diferenciação entre o Direito Penal e seu método de estudo e a Criminologia, que possui método próprio e bem específico. Sobre o método de estudo da criminologia, pode-se afirmar que: Alternativas: a) A criminologia só se preocupa com o crime descrito na lei. b) A criminologia não se importa com o estudo da realidade social. c) Ocupa-se a criminologia do estudo do delito, do delinquente, da vítima e do controle social do delito e, para tanto, lança mão de um objeto empírico e interdisciplinar. d) A criminologia se vale de um método de estudo engessado e ultrapassado. e) O método de estudo da criminologia rejeita a análise interdisciplinar.
3) O conceito, hoje, mais famoso de Criminologia foi cunhado por Edwin H. Sutherland, que define a Criminologia como "um conjunto de conhecimentos que estuda o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinquente, sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo". Assim, pode-se dizer que a Criminologia é: Alternativas: a) uma ciência autônoma que estuda o processo civil e o direito material. b) uma ciência autônoma que estuda o Estado e as relações tributárias com os contribuintes. c) uma ciência autônoma que estuda as relações negociais entre empresas. d) uma ciência autônoma que estuda o criminoso, o crime, a vítima, os controles sociais formais e informais que atuam na sociedade, bem como a forma de prevenção da criminalidade. e) uma ciência autônoma que estuda o criminoso, o trabalhador no seu ambiente de trabalho e o empregador.
4) A Criminologia é uma ciência autônoma que estuda o criminoso, o crime, a vítima, os controles sociais formais e informais que atuam na sociedade, bem como a forma de prevenção da criminalidade. A respeito do crime na sociedade, podemos dizer que: Alternativas: a) o crime está em todo lugar, até mesmo em variadas propagandas de televisão, filmes, seriados e até mesmo em jogos. b) O crime não existe na sociedade. c) O homem não convive com o crime, suas causas e consequências. d) O crime é um fenômeno que surgiu somente no Século XXI. e) O crime somente ocorre nas áreas marginalizadas da sociedade.
5) A Criminologia exerce influência ilimitada em todos os campos sociais, destaca-se aquilo que se convencionou chamar de "Criminologia Cultural". A respeito da criminologia cultural, podemos destacar que: Alternativas: a) Não tem relação com ícones e símbolos culturais mercantilizados pelos meios formais e informais de comunicação b) É uma expressão que representa o glamour que práticas criminosas exercem no cotidiano das pessoas. c) Estilos musicais, campanhas publicitárias, websites não são utilizados para contribuir com a criminologia cultural. d) Representações televisivas, cinematográficas, sejam transgressivas ou conformistas, não servem como parâmetro para análise da criminologia cultural. e) As pessoas não possuem interesse em assuntos relacionados à crimes
Soluções para a tarefa
1) Ao se considerar sobre o chamado Direito do Inimigo a alternativa mais adequada às suas características estão presentes na LETRA C.
ASPECTOS BÁSICOS SOBRE O DIREITO DO INIMIGO
De forma básica, quando se considera o Direito penal do inimigo, ocorre a separação de quem comete delitos em duas cartegorias diferenciadas:
- 1a categoria: continuam a ter status de cidadão tendo direito a julgamento de acordo com as normas processuais jurídicas determinadas podendo voltar à sociedade;
- 2a categoria: entendida como Inimigo do Estado recebendo um tratamento diferente perdendo o direito às suas garantias legais
Dentro, portanto, da lógica do Direito Penal do Inimigo este tipo de infrator não consegue de adaptar às normas da sociedade ficando sob a tutela do estado perdendo, assim, a caracterização de cidadão.
2) Ao se considerar sobre o método de estudo realizado pela Criminologia, a melhor opção está presente na LETRA C que aborda sobre o seu caráter empírico e interdisciplinar.
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE CRIMINOLOGIA
A Criminologia é entendida, de maneira básica, como uma ciência empírica e multidisciplinar tendo com isso as seguintes características:
- Empírica: utiliza um método que é baseado na realização de experiências reais;
- Multidisciplinar: utiliza conhecimentos relacionados com várias ciências e abordagens vinculadas com delitos criminais.
Desta forma, quando se pensa na Criminologia é entendida como a ciência vinculada com delitos penais que vai abordar questões sobre:
- Crime;
- Delinquente ou criminoso;
- Vítima;
- Controle social
A partir destas considerações, é possível perceber que para a Criminologia o crime é entendido como um processo tanto social quanto individual.
3) A alternativa mais adequada quando se considera o conceito de Criminologia e as suas práticas está presente na LETRA D.
ASPECTOS CONCEITUAIS SOBRE CRIMINOLOGIA
A Criminologia, de forma básica, é uma atividade técnico-científica que tem como função buscar explicar, definir e prevenir a ocorrência de crimes variados.
Além disso, tem como finalidade realizar intervenção do infrator evitando novos crimes ou, ainda, o aumento da complexidade do delito em curso na atualidade.
Com base nestas abordagens, portanto, a Criminologia pode realizar a devida avaliação quanto a modelos de respostas vinculados com crimes diversos por meio da criação de perfis específicos de acordo com as características de cada caso analisado.
Para saber mais sobre Criminologia: https://brainly.com.br/tarefa/24101633
Resposta:
1- E
2-C
3-D
4-A
5-B
Explicação: