Sociologia, perguntado por vitoremanuel12, 1 ano atrás

1)
Sócrates marcou tão profundamente a história da filosofia que acabou por merecer o título de "pai da filosofia". Também recebeu, em função do modo ético como conduziu a sua vida, o título de "pai da ética".
Acerca da ética socrática, considere:
I – Privilegia os bons sentimentos e as boas inclinações inatas nas pessoas.
II – Concorda com os sofistas que a felicidade depende de poder, prazer e riquezas.
III – Classifica como éticas apenas as atitudes tomadas com base na razão e nas escolhas livres.
IV – Virtudes como prudência, justiça e tolerância dependem do conhecimento que delas temos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
I e III.
d)
III e IV.
2)
Sobre a questão de ser dono de si e de suas decisões (autonomia moral) ou de ser conduzido – influenciado – por outros (heteronomia moral), Platão se vale de um mito conhecido em sua época: o mito do Anel de Giges.
Considere:
I – Muitas vezes podemos estar agindo corretamente, apenas porque estamos sendo vistos.
II – Se, por acaso, tivéssemos certeza que nossos atos reprováveis jamais seriam descobertos, talvez viéssemos a praticá-los sem remorsos.
III – Age corretamente aquele que tem consciência do certo e do errado, independentemente de estar ou não sendo observado.
IV – Do alto céu a Trindade Divina vê todos os nossos atos, por isso jamais devemos pecar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
II, III e IV.
c)
I, II e IV.
d)
I, III e IV.
3)
De acordo com a definição e compreensão de autonomia e heteronomia moral, conforme nos é apresentado na web aula 2, é correto afirmar que:
I – Autônomo é quem age de acordo com os preceitos próprios, ou seja, segundo o que é determinado por sua consciência moral.
II – Heterônoma é a pessoa que segue o que entende ser correto, apesar das opiniões dos outros, dos diferentes.
III – Heteronomia significa etimologicamente "seguir uma norma, ou lei, estabelecida por outro".
IV – Ninguém é autônomo, pois a sociedade sempre nos impõe o que devemos fazer.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
I e IV.
4)
Um dos textos mais conhecidos de Platão é o seu relato sobre o Mito da Caverna, onde ele busca mostrar a sua compreensão de mundo, de educação e de política.
Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.
I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do conhecimento do verdadeiro ser.
II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.
III. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
IV. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Somente as afirmativas II e IV são corretas.
b)
Somente as afirmativas II e III são corretas.
c)
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d)
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
5)
No Mito da Caverna, Platão propõe: "Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?. (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Considere:
I – No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
II – O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
III – O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
IV – É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
II, III e IV.
c)
I, II e IV.
d)
I, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EltonGodoi
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Respostas 1d 2a  3a 4a e 5b


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