1). Sobre uma corda vibrante de 2 m de comprimento é formada uma onda estacionária correspondente ao primeiro harmônico (frequência fundamental). O comprimento de onda dessa oscilação tem módulo igual a:
Soluções para a tarefa
Resposta:
letrA A
Explicação:
Para que um harmônico seja formado em uma corda vibrante, é necessário que os nós da onda estacionária estejam nas extremidades da corda. Dessa forma, existe uma relação entre o comprimento da corda e o comprimento de onda do harmônico:
Na equação acima, L é o comprimento da corda, n é a ordem do harmônico (n = 1,2,3...), e λ é o comprimento da onda estacionária que se forma na corda. O exercício referiu-se à formação do primeiro harmônico, portanto, o valor de n é 1. Dessa forma, temos que:
Multiplicando os termos, encontramos um valor de λ = 4 m para o harmônico fundamental.
O comprimento de onda dessa oscilação tem módulo igual a: 4,0m.
Vamos aos dados/resoluções:
Ondas estacionárias são ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma frequência, mesma amplitude e um mesmo comprimento de onda, assim como mesma direção e sentidos opostos.
E dessa forma, é possível conseguir uma onda estacionária através de uma corda fixa que se encontra nas extremidades e acaba existindo uma relação entre o comprimento da corda em si e comprimento de onda do harmônico, logo:
L = n . λ / 2
E como o enunciado projetou a formação do primeiro harmônico (n = 1), teremos:
2 = 1 . λ / 2
λ = 4m.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/22372243
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)