1)Sobre Receitas públicas e sua importância para o Setor público. Assinale a alternativa que melhor defini o conceito de Receitas Públicas.
a)Receitas públicas podem ser definidas como todos os ingressos de caráter não devolutivo recebidos pelo poder público em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), como o objetivo de alocação e cobertura das despesas públicas.
b)Receitas públicas podem ser definidas como toda a dívida externa que o país possui, sendo elas provenientes de empréstimos realizados por toda a esfera governamental (federal, estadual e municipal), como o objetivo de alocação e cobertura das despesas públicas.
c)Receitas públicas podem ser definidas como todas as saídas de caráter não devolutivo recebidos pelo poder de fiscalização de todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), como o objetivo de alocação e cobertura das despesas públicas.
d)Receitas públicas podem ser definidas como todos os investimentos que um governo consegue fazer durante um período de tempo, como por exemplo: 4 anos de um mandato de determinado governo.
e)Receitas públicas podem ser definidas todas o conjunto de leis existentes em um pais, visto que elas são consideradas a " Receita de sucesso " da administração pública e de todo o setor envolvido.
2)Segundo o Ministério do Planejamento (Brasil, 2015) para que exista receita pública, é necessário que a soma de dinheiro arrecadado seja efetivamente disponível, ou seja, se as pessoas não pagarem os tributos, não haverá dinheiro disponível para construção de uma escola, por exemplo, assim, não haverá receita pública. Ainda segundo o Ministério de Planejamento, as receitas públicas podem ser vistas sob seis óticas, que são:
Analise as afirmativas abaixo:
I) a entrada de recursos que, integrando-se ao patrimônio público sem quaisquer reservas, condições ou correspondência no passivo, vem acrescer o seu vulto como elemento novo e positivo.
II) toda arrecadação de rendas autorizada pela Constituição Federal, leis e títulos creditórios à Fazenda Pública.
III) conjunto de meios financeiros que o Estado e as outras pessoas de direito público auferem, livremente e sem reflexo no seu passivo, e podem dispor para custear a produção de seus serviços e executar as tarefas políticas dominantes em cada comunidade.
IV) no sentido de caixa ou contabilístico, são receitas públicas todas e quaisquer entradas de fundos nos cofres do Estado, independentemente de sua origem ou fim.
V) no sentido financeiro ou próprio, são receitas públicas apenas as entradas de fundos nos cofres do Estado que representem um aumento do seu patrimônio.
VI) de acordo com o Regulamento Geral de Contabilidade Pública (1922), a receita pública engloba todos os créditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos de que derivem direitos a favor do Estado.
a)Somente a afirmativa I está correta.
b)Somente as afirmativas I,IIIeVI estão corretas.
c)Somente a afirmativa IV está correta.
d)Somente as afirmativas I,II,IIIeIV estão corretas.
e)Todas estão corretas.
3)os gastos públicos podem ser classificados sob três óticas principais, sendo essa classificação, importante para entender a dinâmica dos gastos públicos. Sabendo dessa informação, identifique as afirmativas relacionadas aos gastos públicos.
I) finalidade do gasto: funções, programas e subprogramas, dependendo do grau de agregação adotado
II) natureza do dispêndio: custeio, investimento, transferências e inversões financeiras
III) agente encarregado da execução do gasto: administração pública direta e administração pública indireta
IV) alienação de bens: são recursos provenientes da alienação de componentes do ativo permanente
V) outras transferências de capital: são provenientes de outras origens não classificáveis nas subcategorias econômicas anteriores
a)F,F,F,V,V
b)F,F,F,F,F
c)V,V,F,V,F
d)V,V,V,F,F
e)F,V,V,V,F
4)As receitas públicas podem ser classificadas quanto à afetação patrimonial em __,quando contribuem para o aumento do saldo patrimonial, e por__,que não aumentam o saldo patrimonial
a)aleatórias-mutações patrimoniais
b)eventuais-transferência de capital
c)correntes-alienação de bens
d)efetivas-mutações patrimoniais
e)efetivas-Amortização de empréstimos
5)As receitas públicas podem ser classificadas quanto à sua natureza em dois tipos. Sendo o primeiro tipo decorrente de receita tributária e arrecadadas exclusivamente para a aplicação em programas e ações governamentais e o segundo tipo oriundo de recursos financeiros vindo das atividades operacionais do Estado, com o objetivo de visar à consecução dos objetivos constantes dos programas e ações do governo.
Sabendo disso, assinale a alternativa cuja a resposta indica a classificação correta respectivamente
a)orçamentária e patrimonial
b)orçamentária e corrente
c)corrente e não corrente
d)tributária e corrente
e)patrimonial e governamental
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A resposta
1. A letra a)
2. A letra C) Somente IV está correta.
3. A letra d) V, V, V, F, F.
4. A letra a) aleatórias - mutações patrimoniais.
5. A letra a) Orçamento e patrimonial.
Explicação:
ronaldoloscha:
Dessas respostas, apenas 2 (duas) estão corretas. Outras 3 (três) estão incorretas, segundo o portal.
1. A letra a)
2. A letra e) As afirmativas I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
3. A letra d) V, V, V, F, F.
4. A letra d) efetivas - mutações patrimoniais.
5. A letra b) orçamentária e corrente.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás