1. Sobre os recursos minerais no Brasil e no mundo, assinale a alternativa INCORRETA. *
0 pontos
a) Em decorrência das diferentes estruturas geológicas da crosta terrestre, os recursos minerais estão desigualmente distribuídos nas diferentes regiões do globo terrestre.
b) Nas bacias sedimentares, formadas em diferentes eras geológicas, são encontrados os combustíveis fósseis e o carvão mineral. O Brasil possui poucas jazidas carboníferas e de teor calorífero inferior ao carvão do hemisfério norte. Por isso, e pelo fato do consumo interno ser superior à produção, o Brasil importa o carvão mineral.
c) O sal e o calcário são os principais recursos minerais não metálicos do Brasil.
d) O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de bauxita, que é o minério do qual se extrai o alumínio. A principal jazida nacional encontra-se no estado do Pará, região Norte do Brasil.
e) Dentre os minerais metálicos, o minério de ferro bruto e o minério de manganês possuem grande importância econômica mundial porque constituem a matéria-prima básica utilizada na produção do aço. O alto teor de ferro do minério encontrado no Brasil nos coloca em posição destacada no mercado mundial. Por isso, o minério de ferro está entre os cinco principais produtos minerais importados pelo Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A alternativa incorreta compreende a letra c. O sal e o calcário são os principais recursos minerais não metálicos do Brasil.
Sabe-se que apesar de serem pouco valorizados economicamente, o Brasil apresentam uma taxa significativa de exportação de elementos não metálicos, como o que ocorre com o amianto e a barita.
Tratam-se de elementos que são mais largamente comercializados, seguidos inclusive, de cal e de cimento, também largamente comercializados com demais países ao redor do mundo, principalmente, países localizados no norte do globo.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Informática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás