1.Sobre os quilombos, responda:
a) O que eram?
b) Que relação pode ser estabelecida entre as invasões holandesas no nordeste e o quilombo dos Palmares?
c) O que os palmarinos faziam para sobreviver?
2.O artigo 68 da constituição brasileira de 1988 estabelece:
“Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art.68. Título X. Ato das disposições constitucionais transitórias.
d) O que são remanescentes de quilombos?
e) Escreva uma frase sobre o artigo e sua importância para a História do Brasil.
c) Um dos maiores quilombos do Brasil se chama Kalunga e está situado no norte do estado de Goiás.
Pesquise e escreva sobre ele com base no seguinte roteiro:
1. Significado do nome Kalunga.
2.Tamanho
3. Número de comunidades existentes no quilombo.
4. Manifestações culturais
Soluções para a tarefa
Durante séculos as comunidades remanescentes de quilombo
permaneceram cercadas da “invisibilidade”, à qual tinham sido relegadas
pela historiografia oficial. Se no passado esta invisibilidade era uma forma
de proteção contra as ameaças externas, hoje milhares de comunidades
negras não só desejam sair do antigo isolamento, como querem o
reconhecimento de seus direitos territoriais e de seus valores culturais.
Um século após a abolição formal da escravidão, os quilombos perderam a
invisibilidade jurídica e conquistaram o direito a uma existência legal.
A constituição de territórios étnicos espalhados por todo o Brasil se,
num primeiro momento, foi um fator decorrente da segregação social,
possibilitou o fortalecimento de mecanismos de defesa da identidade
cultural. Por isso o reconhecimento do domínio destes territórios é muito
mais do que a concretização de uma política fundiária, pois se
transformou em um elemento de resgate da cultura afro-brasileira, dando
origem a uma nova cartografia social de matriz étnica, baseada na
ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica
sofrida.
A pesquisa histórica comprovou que, enquanto acontecia um lento e
gradual processo de libertação dos escravos, a legislação lhes negava o
acesso à terra, considerando como crime a ocupação da mesma.