1- Sobre os motivos que fazem com que nem toda nação seja considerada um país, é correto afirmar que:
a)Para uma nação ser um país depende do desejo do povo.
b)Todas as nações são países.
c)Toda nação é considerada um país; desde que, seu povo seja nômade como os ciganos.
d)Só é considerado um país se os integrantes da nação (povo) possuírem um território e criarem instituições e regras para defender a sua soberania e para atender às necessidades de seus cidadãos.
2- Nem todas as nações possuem território e outras, vivem ainda dominadas por Estados maiores e assim, lutam por sua independência, alimentando o sentimento nacionalista, que pode ser entendido como:
a)Orgulho de dominar outras nações.
b)Orgulho de pertencer a um time de futebol ou outro esporte.
c)Ódio aos países vizinhos.
d)Aspiração ou desejo de conquistar sua independência política e territorial.
3- Relacione cada um dos termos aos seus respectivos conceitos:
Estado
Nação
Território
País
( )Coletivo humano que possui características comuns, como a língua e a religião. Seus membros estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
( ) Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou artificiais.
( ) Território politicamente delimitado por fronteiras, com unidade político administrativa, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Possui um Estado constituído e uma Constituição.
( ) Ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Dele fazem parte o poder Legislativo, o poder Executivo e o poder Judiciário.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-d
2-d
3-País
Território
Nação
Estado
Explicação:
Aprendi em Historia ent e facil explicar para vc♥
Resposta:
D
Explicação:
O conceito de nação está relacionado com fatores políticos, culturais, sociais e históricos que agregam o sentimento de pertença dos indivíduos.
Nação é um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares. Além de apresentar todos esses aspectos, uma nação para ser considerada como tal precisa agregar um sentimento de pertença ao todo desse grupo, ou seja, é preciso haver uma vontade por parte dos indivíduos em formarem uma nação.
Para sustentar o andamento de uma nação, sob o ponto de vista cultural, os cidadãos adotam os mesmos costumes, os mesmos padrões morais que regem o que é certo e o que é errado, uma mesma religião e os mesmos hábitos sociais. Além disso, há sempre uma busca por uma coesão espacial ou geográfica, ou seja, uma constante procura para que os indivíduos de uma mesma nação se mantenham sempre próximos e unidos em um mesmo local.
Para garantir essa união, as diferentes nações buscam consolidar os seus territórios a fim de assegurar a sua posse e a sua soberania. Mas o que é território?
Território é um espaço delimitado e apropriado por relações de poder. O território político seria aquele em que há uma divisão estabelecida por direitos e legislações internacionalmente reconhecidas e que asseguram a autonomia e a soberania de um determinado povo. Assim, podemos dizer que um Estado (com “E” maiúsculo, diferente de estado, que corresponde a uma província), para se constituir, precisa estabelecer o seu território.