1) Sobre os jesuítas, a população negra escravizada e a educação, podemos dizer que: Selecione uma alternativa: a) Os jesuítas apoiavam a luta dos negros contra a escravidão, assim como a liberdade dos índios. b) Os jesuítas eram contra a escravidão, mas o acordo entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus impedia que eles agissem. c) Os jesuítas se beneficiavam da escravidão, possuindo, inclusive, fazendas com mão de obra escrava. d) Os jesuítas, apesar da orientação contrária da Companhia de Jesus, desenvolviam programas de educação da população escravizada. e) Após o início do tráfico negreiro, negros e índios passaram a estudar juntos em quilombos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C: Os jesuítas se beneficiavam da escravidão, possuindo, inclusive, fazendas com mão de obra escrava.
Os jesuítas não eram contra a escravização de negros, inclusive eles tinham benefícios com a escravização desse povo, pois trabalham em suas fazendas.
Dessa forma, tinham mão de obra escrava em suas fazendas.
Os jesuítas tinham o monopólio da educação no país. Tinham o intuito de catequizar os indíos, para isso, utilizava elementos da música e da dança.
Os padres tinham intuito de mostrar os valores cristãos. Sobre a sua forma de ensino, é possível afirmar que, eles favoreciam apenas um pequeno grupo, neste caso, a burguesia.
Desta forma, o tipo de educação era excludente. Pois era um ensino que não priorizava os mestiços.
Abraços!
Aap2 - História da Educação - corrigido pelo ava 13-05-2020
1- Os jesuítas se beneficiavam da escravidão, possuindo, inclusive, fazendas com mão de obra escrava.
2- Catequizar e instruir os índios e formar novos sacerdotes
3- Considerava que o estudo poderia ser danoso à sociedade se fosse disponibilizado igualmente a todos.
4- Era contraditório às ideias renascentistas em vigor na época, mas adequadas à mentalidade medieval ainda predominante em Portugal.