1) Sobre os jesuítas, a população negra escravizada e a educação, podemos dizer: Alternativas: a) Os jesuítas apoiavam a luta dos negros contra a escravidão, assim como a liberdade dos índios. b) Os jesuítas eram contra a escravidão, mas o acordo entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus impedia que eles agissem. c) Os jesuítas se beneficiavam da escravidão, possuindo, inclusive, fazendas com mão de obra escrava. d) Os jesuítas, apesar da orientação contrária da Companhia de Jesus, desenvolviam programas de educação da população escravizada. e) Após o início do tráfico negreiro, negros e índios passaram a estudar juntos em quilombos. 2) Texto-base: Considere as afirmações: I. Descentralização da instrução primária e secundária. II. Facilitação do ensino privado. III. Autorização para o acesso das meninas ao ensino público secundário. São características do Ato Adicional de 1834: Alternativas: a) As afirmações I, II e III. b) Apenas a afirmação II. c) Apenas a afirmação III. d) As afirmações I e II. e) As afirmações II e III. 3) No período primitivo,as explicações sobre o mundo fundamentavam-se na religião, tanto nas formas anímicas (animais, plantas, objetos, entre outras coisas que ganham vida ou alma) como nas formas politeístas (vários deuses), explicando a história da humanidade. Havia uma essência humana derivada diretamente da vontade dos _____________. Indique a alternativa que completa corretamente a frase. Alternativas: a) jesuítas b) colonos c) deuses d) romanos e) gregos 4) As palavras "ordem e progresso" da bandeira do Brasil tem inspiração: Alternativas: a) Marxista. b) Pragmática. c) Idealista. d) Positivista. e) Materialista.
Soluções para a tarefa
1) Sobre os jesuítas, a população negra escravizada e a educação, podemos dizer:
c) Os jesuítas se beneficiavam da escravidão, possuindo, inclusive, fazendas com mão de obra escrava.
É correto dizer que, no que tange à educação e a relação entre jesuítas e a população negra, temos que os jesuítas se beneficiaram da escravidão e possuiam, de fato, propriedades que tinham sua produção à base de escravos.
3) No período primitivo,as explicações sobre o mundo fundamentavam-se na religião, tanto nas formas anímicas (animais, plantas, objetos, entre outras coisas que ganham vida ou alma) como nas formas politeístas (vários deuses), explicando a história da humanidade. Havia uma essência humana derivada diretamente da vontade dos deuses. Indique a alternativa que completa corretamente a frase.
c) deuses
A ideia era que os deuses é que instalavam um certa essência nos seres humanos, e é por meio destas divindades que homem teria sua vida.
4) As palavras "ordem e progresso" da bandeira do Brasil tem inspiração: Alternativas:
d) positivista
O positivismo reinou no Brasil, principalmente no processo de formação da República. Criado por Auguste Comte, tinha na ideia de progresso seu cerne, pois entendia que a humanidade seguia por um caminho linear em direção à complexidade.