1) Sobre os Fatos Sociais de Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto É um objeto de estudo sociológico formulado por Émile Durkheim. Para ser fato social, o fenômeno precisa apresentar três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Durkheim explica que os fatos sociais (fenômenos sociais de representação coletiva) são reflexos da sociedade e vem da necessidade dessa coletividade. Para Durkheim, a análise do indivíduo é mais importante do que a análise do coletivo. Assim, o objeto de estudo durkheimiano é o indivíduo e não a sociedade. 2) Sobre as características dos Fatos Sociais desenvolvidos por Émile Durkheim, marque a alternativa correta: * 1 ponto A moda, o casamento e o idioma não são exemplos de fatos sociais. Os Fatos Sociais são individuais e não gerais. São características dos Fatos Sociais: coercitivo (obrigatório), geral/coletivo (todos devem seguir) e exterior (sua existência não depende da vontade individual). A coerção não se manifesta nas leis, ou fatores subjetivos como os olhares, comentários e outros comportamentos.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1.D) Para Durkheim, a análise do indivíduo é mais importante do que a análise do coletivo. Assim, o objeto de estudo durkheimiano é o indivíduo e não a sociedade.
Explicação: importância dos conceitos relacionados aos Fatos Sociais, formulados por Émile Durkheim. A questão pede para assinalar a questão incorreta, que diz o
oposto da questão teórica principal elaborada por Durkheim, autor que estuda a sociedade em detrimento ao estudo do indivíduo.
2.C) São características dos Fatos Sociais: coercitivo (obrigatório), geral/coletivo (todos devem seguir) e exterior (sua existência não depende da vontade individual).
Explicação: Fatos Sociais de Durkheim, e essa alternativa contempla de forma correta as suas três características: coercitividade, generalidade e exterioridade.
Não esqueçam de verificar se está de acordo com a alternativa pra não acabar confundindo, e aqui vai uma print...
nya
Resposta:
Para Durkheim, a análise do indivíduo é mais importante do que a análise do coletivo. Assim, o objeto de estudo durkheimiano é o indivíduo e não a sociedade.
Explicação: