1) Sobre os capacitores são feitas quatro afirmações. Analise cada afirmação e em seguida, marque a alternativa que apresenta a afirmação FALSA. *
1 ponto
a) Um capacitor simples são duas placas condutoras paralelas com um material isolante entre elas.
b) Quando ligado a uma diferença de potencial um capacitor se carrega eletricamente e acumula carga entre suas placas.
c) A capacitância de um capacitor é constante. Isto significa que acumula proporcionalmente mais carga quanto maior a diferença de potencial entre suas placas.
d) A energia acumulada em um capacitor é proporcional à tensão elétrica ou diferença de potencial ligada entre suas placas.
2) (Unimontes-MG–2007/Adaptado) O gráfico mostra a evolução da carga armazenada em função da tensão elétrica em um capacitor sendo carregado por uma bateria. A energia máxima armazenada e a capacitância do capacitor são: *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) 2 x 10−³ J e 2 μF.
b) 2 x 10−³ J e 5 μF.
c) 1 x 10−³ J e 2 μF.
d) 1 x 10−³ J e 5 μF.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- d) A energia acumulada em um capacitor é proporcional à tensão elétrica ou diferença de potencial ligada entre suas placas.
2- d) 1 x 10−³ J e 5 μF.
Explicação: CLASSROOM
1- A energia é acumulada proporcionalmente ao quadrado da tensão elétrica, E = C.U²/2.
Correta: Letra D
2- RESOLUÇÃO NA IMAGEM A SEGUIR;
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤
A primeira alternativa falsa é: A energia acumulada em um capacitor é proporcional à tensão elétrica ou diferença de potencial ligada entre suas placas - letra d) e a segunda alternativa é: 1 x 10−³ J e 5 μF - letra d).
Vamos aos dados/resoluções:
Quando dois corpos acabam atingindo temperaturas diferentes, acabam trocando calor almejando o equilíbrio térmico, logo, a capacitância de um capacitor acaba sendo uma característica desse capacitor que acaba sendo calculado pela fórmula:
C = Q/V.
Logo, a alternativa está d) está incorreta porque a energia na verdade, é proporcionalmente direcionada ao quadrado da tensão elétrica, sendo demonstrado através da tensão elétrica:
E = C . U² / 2
Para a segunda questão temos que a capacitância se dará através:
Q = C . U ;
100 . 10^-6 = C . 20 ;
C = 100 . 10^-6 / 20 = 5 . 10^-6F = 5μF
Dessa forma, a energia máxima que se encontra armazenada irá alcançar seu pico na tensão máxima, logo, 20V. Portanto, utilizando a seguinte fórmula:
E = C . U² / 2 ;
E = 5.10^-6 . 20^2 / 2 ;
E = 1000 . 10^-6 = 1.10^-3j.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/7000119
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)