1) Sobre os bigodes do jardineiro...
a) No trecho “Como descrever os bigodes de Bigode?”, temos uma mesma palavra escrita de dois modos diferentes. Por quê?
b) A que o autor comparou os bigodes do Sr. Bigode? Copie do texto.
2) Releia com os seus colegas: “Bigode era o senhor daquele recinto. Quando Dona Mamãe aos domingos, trazia as amigas para ver a estufa, ele postava-se à porta, de avental novo, tão amável e falante quanto um cabo de enxada.”
a) Que recinto é esse?
b) Que elementos estão sendo comparados em “tão amável e falante quanto um cabo de enxada”?
c) Um cabo de enxada pode ser amável e falante? O que significa, então, essa comparação?
d) Talvez você, agora, possa deduzir o significado da palavra destacada em “O jardineiro Bigode era um velho macambúzio, de pouca conversa, e não lá muito amável.”
3) O jardineiro Bigode é um adulto que conversa com as flores, mas é carrancudo com as pessoas. Que sentimento você percebe na relação desse adulto com suas plantas?
4) Releia: “Tistu, ao realizar o trabalho que Bigode lhe confiara, teve uma agradável surpresa: esse trabalho não lhe dava sono. Ao contrário, dava-lhe um grande prazer. Ele achava que a terra tinha um cheiro gostoso.”
Que opinião o menino tinha sobre sua atividade com Bigode?
5) O que significa ter um polegar verde? Que consequências isso traria para um jardineiro?
6) “De repente, eles pararam imóveis, boquiabertos, estupefatos, fora de si.” Observe que Tistu e Bigode tiveram as mesmas reações e suas emoções foram aumentando de intensidade. Que fato desencadeou essas reações?
7) Tistu não ficou nem um pouco animado com a novidade. Que fala do menino expressa seu descontentamento?
8) O que a expressão de novo, na resposta anterior, revela?
9) No trecho “Tistu, ao realizar o trabalho que Bigode lhe confiara teve uma agradável surpresa: esse trabalho não lhe dava sono.” O fato de não ficar com sono, durante o trabalho solicitado por Bigode, foi uma surpresa para o menino. O que essa surpresa indica?
10) Que atitude de Bigode demonstra um profundo respeito pelo talento oculto de Tistu?
Alguém pode me ajudar? eu to cheio de trabalho e não tenho tempo de fazer esse. alguém me ajuda por favor
eu vou postar o texto nos comentarios
A terra, tinha declarado o Sr. Papai, está na origem de tudo.
"Tomara que o sono não venha!" — dizia Tistu consigo mesmo, a caminho da aula.
O jardineiro Bigode era um velho macambúzio, de pouca conversa, e não lá muito amável. Uma extraordinária floresta, cor de neve, brotava-lhe entre o nariz e a boca.
Como descrever os bigodes de Bigode? Uma das maravilhas da natureza. Nos dias de vento, quando o jardineiro passava de pá ao ombro, era um verdadeiro espetáculo: pareciam duas chamas que lhe saíssem do nariz para queimar-lhe as orelhas.
— Bom dia, Sr. Bigode — disse Tistu, tirando o chapéu.
— Ah! Você já chegou... Vamos ver do que é capaz. Está vendo este monte de terra e estes vasos? Você vai encher os vasos de terra e enfiar o polegar bem no meio, para fazer um buraco. Depois ponha tudo em fila, ao longo do muro. Então a gente coloca nos buracos as sementes que quiser.
As estufas do Sr. Papai eram admiráveis e dignas, em tudo, do resto da casa.
Bigode era o senhor daquele recinto.
À menor tentativa de acender um cigarro ou tocarem numa flor, Bigode saltava sobre a imprudente:
— Era o que faltava! Será que as senhoras querem sufocar e estrangular minhas flores?
Enquanto Tistu prosseguia o trabalho com afinco, Bigode dava lentamente uma volta pelo jardim.
Soluções para a tarefa
Resposta:
não sei tbm
Explicação:
Na questão 1, parte A, Bigode represente um nome próprio, apelido do jardineiro.
√ Já "bigode" é o substantivo comum usado de forma denotativa para se referir aos pelos faciais acima dos lábios superiores que costumam ser mais fartos em seres humanos do gênero masculino, após o período da puberdade.
√ Sobre a parte B, o autor comparou os bigodes do Sr. Bigode à "[...]Uma extraordinária floresta, cor de neve[...] duas chamas que lhe saíssem do nariz para queimar - lhe as orelhas[...]".
Abaixo o desenvolvimento das outras questões, mais complexas.
Sobre os bigodes do jardineiro
→ Na questão 2, parte A, o recinto é a estufa onde o Sr. Bigode trabalhava com as flores.
- Sobre B, os elementos que estão sendo comparados em “tão amável e falante quanto um cabo de enxada” são a imobilidade (um cabo de enxada não se move sozinho), a amabilidade (cabos de enxada apresenta-se na mente como algo "bruto" ou "rústico") e a mudez (cabos de enxada não falam).
- Em C, aproveitando o gancho da resposta anterior, fica claro que o autor está dizendo que o Sr. Bigode não é nada simpático.
- Macambúzio, neste caso, da questão D, quer dizer sombrio, quieto.
→ Na questão 3, percebe-se que o jardineiro tem mais afeto - ou qualquer sentimento "bom" - em relação às flores do que com seres humanos.
- O sentimento na relação desse adulto com suas plantas é de "reciprocidade"; ele ama calado e cuida delas, elas, caladas, retribuem com beleza ou perfume, ou ambos. No entanto, fala com elas, e elas respondem, mas em silêncio.
→ A respeito da questão 4, a opinião que o menino tinha sobre sua atividade com Bigode era boa, sentia que este trabalho, ao contrário de outros que o texto deixa subentendido que ele fez, lhe fazia bem e não lhe aborrecia.
→ Na questão 5, ter dedo verde significa ter o dom de despertar sementes adormecidas em qualquer lugar, mesmo as que não se vê. As consequências para o jardineiro seriam que teria muito mais satisfação e sucesso com seu trabalho de jardineiro.
→ Em 6, o que aconteceu foi que "ao longo do muro, ali mesmo, a poucos passos, todos os vasos que Tistu enchera haviam florescido em menos de cinco minutos".
→ Em 7, a seguinte fala expressa o descontentamento de Tistu: "[...] Já vão dizer de novo que eu não sou como todo mundo [...]."
→ Sobre 8, a expressão revela que o garoto Tistu já havia sido chamado de "diferente" por outras questões que não estão neste capítulo, e que isto o incomodava.
→ Na questão 9, a surpresa de Tistu indica que muito possivelmente ele havia encontrado uma atividade de que gostava.
→ O Sr. Bigode deixa claro que o dom de Tistu é "[...] é uma qualidade maravilhosa [...] [da qual tina] inveja [...]" e que era melhor manter em segredo para evitar "[...] despertar curiosidade ou inveja [porque] Os talentos ocultos, em geral, trazem aborrecimentos. Você tem o polegar verde, está acabado [o assunto ficaria ali] [...] fique em segredo entre nós."
Mais sobre interpretação de textos aqui https://brainly.com.br/tarefa/34482314
#SPJ2
Maurice Druon
Onde Tistu recebe uma lição de jardim e descobre, ao mesmo tempo, que possui polegar verde.
Tistu pôs chapéu de palha para ir à aula de jardim.
Era a primeira experiência do novo sistema. O Sr. Papai havia julgado melhor começar por aí.