Sociologia, perguntado por Luskascc, 9 meses atrás

1) Sobre os aspectos teóricos Weberianos, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
A-Weber inaugura a sociologia compreensiva e seu objeto de estudo é a análise das ações sociais.
B-Para Weber, poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.
C-Segundo Weber, a política seria um conjunto de esforços com vistas a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, ou no interior de um único Estado.
D-Na concepção de Weber, o Estado não reivindica o uso legítimo da violência física.
2) Na concepção de Max Weber, o poder é um conceito amorfo e descreve inúmeras realidades. Sobre as questões relacionadas ao poder, marque a alternativa CORRETA: *
A-Há condições prévias ou essenciais de recursos para se atingir o poder. O poder não depende de condições histórias para ser concretizado.
B-O exercício do poder tem sempre uma relação com a intencionalidade de atingir um determinado fim ou objetivo, praticado sempre de maneira individual.
C-Para Weber, as relações de poder são relações causais entre a intenção de quem quer se beneficiar e alguém que terá prejuízo.
D-O poder para Weber é algo de posse de um indivíduo, portanto não é algo construído nas relações sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Napaulafius
63

Resposta:

1- D) Na concepção de Weber, o Estado não reivindica o uso legítimo da violência física.

2-C) Para Weber, as relações de poder são relações causais entre a intenção de quem quer se beneficiar e alguém que terá prejuízo.

Respondido por LarissaMoura3
41

1- A afirmativa correta é a D), visto que na concepção de Weber, o Estado não reivindica o uso legítimo da violência física.

Max Weber foi o pioneiro da sociologia compreensiva e tinha como principal objeto de estudo a análise das ações sociais. Para o sociólogo, o poder consistia na probabilidade de imposição da própria vontade no contexto de uma relação social entre indivíduos.

2- A afirmativa correta é a C), visto que para Weber, as relações de poder são relações causais entre a intenção de quem quer se beneficiar e alguém que terá prejuízo.

Para Max Weber, o poder pode ser compreendido como um conceito amorfo que descreve diversas realidades. De forma que as relações de poder podem ser classificadas como relações causais entre a motivação de um que se beneficia e de outro que acabará ficando no prejuízo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes