1. Sobre o tema Reforma Agrária é correto afirmar, exceto. a) O Brasil é constituído sobre uma base fundiária e defender esse tema é sempre muito difícil. b) A luta por terra é histórica e muito violenta, favorável a grupos que concentram terras, indústria, meios de comunicação e poder político. c) as pessoas que lutam por terras no Brasil, em geral, são tratado com muito preconceito devido desinformação, por isso enfrentam uma grande resistência da sociedade. d) A questão é recente e remonta o período do fim do regime militar na década de 1980 com o surgimento do Movimentos dos trabalhadores sem Terra do Brasil (MST). e) o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias que foram doadas aos capitães donatários com o objetivo de dominação e exploração do território.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa D.
A é verdadeira, havendo sempre amplos e profundos interesses históricos, econômicos e sociais que permeiam o debate da questão.
B é verdadeira, de modo que o Estado auxiliou, historicamente, os grandes proprietários na disputa contra os pequenos - como em Canudos.
C é verdadeira, sendo vistas como "preguiçosas" ou mesmo como "terroristas", quando na verdade são pessoas que trabalham muito e pedem algo que é justo.
D é falsa. A questão fundiária no Brasil remonta, pelo menos, ao Império e à promulgação da Lei de Terras (de 1850!), que dificultou a posse por meio do trabalho.
E é verdadeira, já estando desde então profundamente dividido.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás