1. Sobre o teatro político no Brasil, é correto afirmar: *
1 ponto
a) No Brasil, o teatro político foi especialmente fomentado pelas lutas camponesas, operárias e estudantis dos primeiros anos da década de 1960.
b) Após Eles não usam black tie, Gianfrancesco Guarnieri interrompeu totalmente sua produção teatral, com receio de que seu radicalismo político o sujeitasse à censura da ditadura.
c) Vianinha e companheiros fundaram o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, em 1962, com o objetivo de atender, exclusivamente, às necessidades lúdicas do povo.
d) A encenação de Eles não usam black tie no Teatro de Arena de São Paulo, em 1958, não alcançou a esperada influência política no repertório de outros grupos teatrais no Brasil.
Observe:
“Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.”
2. (CESCEM–SP - Adaptada) Escolha a opção que melhor preenche as lacunas da oração acima: *
1 ponto
a) faz, havia, existem
b) faz, havia, existe
c) fazem, havia, existe
d) fazem, haviam, existem
Soluções para a tarefa
✅
Resposta:
a) No Brasil, o teatro político foi especialmente fomentado pelas lutas camponesas, operárias e estudantis dos primeiros anos da década de 1960.
a) faz, havia, existem
Explicação:
✔ Confirmado Pelos Professores do Google ClassRoom:
obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra a) para a 1., e a letra a) para a 2)., Como da para ver nas imagens:
1. Letra A: acerca do teatro político no Brasil, podemos afirmar que ele foi grandemente incentivado graças às chamadas lutas camponesas, também dos operários e dos estudantes. Tais fatos ocorreram durante o início da década de 1960, intensificando-se com o advento do Golpe Militar de 1964, uma tentativa de conter os possíveis desdobramentos das ações de tais grupos com o possível governo de Goulart.
2. Letra A: é correto dizer que já faz anos, havia neste local árvores e flores. Hoje, só existem ervas daninhas. Usamos o termo existem porque ervas é plural e, portanto, seria incorreto dizer "hoje só existe ervas daninhas", visto que o sujeito acaba se tratando das ervas daninhas, havendo a necessidade de flexão para o plural.