História, perguntado por laluu20, 9 meses atrás

1) Sobre o romance Iracema, de José de Alencar, é incorreto afirmar que:
(A) apresenta um narrador onisciente, em terceira pessoa.
(B) incorpora inúmeros termos indígenas, com o intuito de forjar uma língua literária nacional. (C) simboliza o consórcio do português e do indígena na formação da nação brasileira.
(D) vale-se da prosa poética na representação do espaço e das personagens.
(E) possui, como argumento histórico, fatos relacionados ao estado de Pernambuco, terra natal do autor.

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelsanchez45
15

Resposta:

Segundo a resposta da upf a incorreta e possui argumento historico, de pernambuco , letra D pois ela se passa no estado do ceara , a E esta correta pois ela esta na prosa poetica que sua finalidade e transmitir sensacoes, sentimentos e visoes de mundo.

Respondido por yohannab26
0

 À respeito do romance de Iracema é incorreto afirmar que possui, como argumento histórico, fatos relacionados ao estado de Pernambuco, terra natal do autor. ( Alternativa E)

Iracema

 A obra "Iracema" foi um romance indianista ( presença de elementos indígenas) elaborado pelo autor José de Alencar cuja nacionalidade é cearense ( Ceará), diante disso, a afirmativa feita na assertiva ( E) é falsa, pois o romance não remete fatores históricos de Pernambuco.

Em toda a obra pode-se perceber as características de um texto poético, como a rima, sonoridade, adjetificação, porém tudo isso em estrutura de prosa ( parágrafos), evidenciando uma prosa poética.

 O texto todo é formulado por uma narrador onisciente, que não está presenta na história mas tem total conhecimento dos fatos e personagens. Veja um trecho:

"Além, muito além daquela serra, que ainda azula o horizonte,

nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel,

que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna,

e mais longos que seu talhe de palmeira."

Para mais informação, acesse:

Obra Literária Iracema: brainly.com.br/tarefa/14079027

Anexos:
Perguntas interessantes