1. Sobre o relevo e a hidrografia do continente europeu, assinale a afirmação INCORRETA.
A) Entre as maiores elevações do continente europeu, as principais são as cordilheiras dos Alpes e do Cáucaso.
B) Grande parte dos rios que nascem nos Alpes e nos Cárpatos deságua no mar Mediterrâneo.
C) A extensa área de planície na porção norte da Europa é cortada por inúmeros rios importantes que correm, de modo geral, no sentido sul-norte.
D) Entre os principais rios do continente europeu, o Danúbio se destaca por sua importância histórica e por correr no sentido oeste-leste.
• Agora reescreva a frase incorreta, corrigindo-a.
2. Por qual motivo o clima na porção norte das áreas próximo ao oceano Atlântico e ao Mar do Norte, na Europa Ocidental, é mais ameno do que deveria por sua latitude?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- incorreta letra B
R:B) Grande parte dos rios que nascem nos Alpes e nos Cárpatos deságua no mar negro
2- R: Isso ocorre em decorrência do seu relevo montanhoso, evitando que grandes frentes frias se aproximem por exemplo, diferente da região ocidental, que apresenta invernos rigorosos.
Explicação:
1) No relevo e a hidrografia da Europa parte dos rios que nascem nos Alpes e nos Cárpatos deságuam no Mar Negro.
A alternativa (B) descreve incorretamente as características de hidrografia e relevo europeus, pois a maior parte dos cárpatos não desaguam no Mediterrâneo.
Os Alpes e Cárpatos e outras regiões elevadas como os Pirineus e o Planalto Central da Rússia, são importantes regiões dispersoras de água do continente, abrigando a nascente de vários rios europeus.
Historicamente a rede hidrográfica da Europa, contribuiu para facilitar o desenvolvimento das atividades comerciais e industriais, já que os rios eram utilizados pelas populações europeias como meio de transporte, o que ocorre até os dias de hoje.
2) O clima é mais ameno na porção norte da Europa Ocidental, das áreas próximas ao oceano Atlântico e ao Mar do Norte, por causa da influência da maritimidade, que impede a ocorrência de temperaturas mais rigorosas.
Caso a influência da maritimidade não existisse, a latitude influenciaria para que houvesse temperaturas mais rigorosas, como ocorre em outras partes da Europa.
A proximidade dos países da região com o mar faz com que a amplitude térmica durante o ano seja menor, sendo assim essas regiões não experimentam verões com temperaturas muito altas e invernos com temperaturas muito rigorosas como em outros pontos do continente.
Isso ocorre porque a água é um excelente condutor térmico e a umidade no ar não permite uma variação muito acentuada e brusca de temperatura. Outro fator importante é que a fachada continental voltada para o oceano Atlântico recebe a influência moderadora de uma corrente marítima quente.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/11760337