1. Sobre o relacionamento da filosofia com a religião cristã no período medieval, analise as proposições abaixo: I. Em meios às mudanças que a sociedade europeia sofreu na transição da queda do Império Romano para a consolidação do sistema feudal, a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição social. II. A Igreja difundiu a doutrina católica ao mesmo tempo em que incorporou e preservou muitos elementos da cultura greco-romana. Apoiada em sua crescente influência, a Igreja passou a exercer importante papel político na sociedade medieval. III. No plano cultural, a influência da Igreja foi tão ampla que configurou um quadro intelectual em que a fé cristã se tornou o pressuposto de toda a vida espiritual. Assinale à alternativa correspondente: * 3 pontos a) Apenas a proposição I está correta. b) Apenas as proposições II e III estão corretas. c) Todas as proposições estão incorretas. d) Todas as proposições estão corretas. 2. Sobre a patrística, textos sobre a revelação e a fé cristã, analise as proposições abaixo: I. Uma das principais correntes da filosofia patrística, inspirada na filosofia greco-romana, tentou separar a fé da razão. Buscou a separação entre a ciência e a Igreja. II. Santo Agostinho, maior expoente da filosofia patrística, foi bispo da Igreja Católica e despertou para filosofia ao estudar os textos de Platão, sobre o mito da caverna. III. Dentro de suas teorias, excluiu o maniqueísmo, uma doutrina persa que afirmava ser o universo dominado por dois grandes princípios opostos, o bem e o mal, em uma incessante luta entre si. Assinale a alternativa que se enquadre corretamente às conclusões obtidas: * 3 pontos a) Apenas as proposições I e II estão corretas. b) Apenas a proposição III está correta. c) Todas as proposições estão incorretas. d) Todas as proposições estão corretas. 3. UFU 2001 - A Escolástica é o período da filosofia cristã da Idade Média, que vai do século IX ao século XIV. Sobre a Escolástica é correto afirmar, EXCETO: * 3 pontos a. no século XIII, servindo-se das traduções das obras de Aristóteles, que foram feitas diretamente do grego, Tomás de Aquino realizou a síntese magistral entre a teologia cristã e a filosofia aristotélica. b. a fundação das universidades, já no século XI, permitiu a expansão da cultura letrada, secularmente guardada nos mosteiros, e a fermentação de ideias que culminaria nos grandes sistemas filosóficos e teológicos do século XIII. c. no século XII a Igreja condenou o pensamento platônico, principalmente na sua versão árabe, porque os teólogos perceberam um ateísmo intrínseco na forma de argumentação dialética da personagem Sócrates. d. no século XIV surgiram pensadores, tais como Guilherme de Ockam, que criticaram a filosofia tomista pelo seu caráter substancialista; isto abriu perspectivas fecundas para o advento da ciência moderna. POR FAVOR AJUDEM
Soluções para a tarefa
1. O relacionamento da filosofia com a religião cristã no período medieval:
d) Todas as proposições estão corretas.
I. Correto. A Igreja católica se fez como instituição já no Império Romano, sobrevivendo à sua queda, adquirindo cada vez mais poder e prestígio durante a Idade Média, como reguladora espiritual e política, hierarquizando uma sociedade desigual e estática.
II. Correto. A Igreja Católica firmou sua organização religiosa e difundiu o cristianismo preservando muitos elementos da cultura greco-romana, passando a exercer importante papel político na sociedade feudal.
III. Correto. A Igreja exerceu importante papel político e cultural na sociedade feudal, bem como, no campo do conhecimento, tornando a fé a base fundamental de toda vida cristã, marcando profundamente o pensamento filosófico deste período.
2. Sobre a patrística:
b) Apenas a proposição III está correta.
I. Incorreto. Os primeiros padres elaboraram muitos textos sobre a fé e a revelação cristã, destacando-se Santo Agostinho, que tendo como base a filosofia platônica, procurou conciliar fé e razão.
II. Incorreto. Santo Agostinho foi teólogo, bispo, filósofo. Viveu até os 32 anos de maneira luxuosa, tendo uma revelação espiritual depois de ler um relato da vida de Santo Antão do Deserto, quando então decidiu entrar para a Igreja. Acreditava que os vícios afetavam a a razão e somente por meio de um processo interior, por uma iluminação divina, fosse possível chegar à verdade.
III. Correto. Agostinho foi seguidor por um tempo da religião maniqueísta, posteriormente abandonando-a, por considerar que o "racionalismo"desta religião eliminava a necessidade da fé.
3. Sobre a Escolástica é correto afirmar, EXCETO a afirmativa c.
a. Correto. Santo Tomás priorizou o pensamento filosófico aristotélico frente ao platonismo agostiniano tradicional, optando por Aristóteles e sua filosofia como um instrumento para que a teologia pudesse construir-se como uma verdadeira e autêntica ciência.
b. Correto. No início do século XIII, o florescimento das universidades foi fator essencial para a construção do conhecimento ocidental e formação dos estados modernos.
c. Incorreto. Para os pensadores do século XII, a filosofia vai ser a mediadora entre as verdades reveladas e o pensamento humano. Buscou-se assim, fazer uma conciliação ente os primeiros filósofos, especialmente Platão, e as teorias teológicas do cristianismo.
d) Correto. Guilherme de Ockham era nominalista. Acreditava que as ideias gerais não passam de simples nomes, sem realidade fora do espírito ou da mente. A única realidade são os indivíduos e os objetos individualmente considerados no individual e no particular.
Seu pensamento deu origem por volta de 1850, ao conceito de "navalha de Occan", uma ferramenta para o pensamento filosófico que defende a simplicidade e a economia, isto é, melhor é partir da hipótese mais simples, pois, quase sempre, será a verdadeira.
Bons estudos!