Geografia, perguntado por sasasa01939, 1 ano atrás

1.Sobre o processo de regionalização brasileira, quais as particularidades do método adotado pelo IBGE a partir de 1967?

2.Quais são os critérios e características de divisão regional adotados pode Pedro Pinchas?

3.Quais são as quatro subdivisões regionais do Nordeste?

4. No âmbito dos estudos regionais, justifique a importância de se estudar as meso e microrregiões brasileiras.

5.Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), responda:

a) Quem idealizou?

b) Seus objetivos:​

Soluções para a tarefa

Respondido por veigatecwb
3

Resposta:

Bom dia,

Sasasa01939

A resposta da questão solicitada é:

1) –  Em 1967 o IBGE lança uma obra intitulada Panorama Regional do Brasil (IBGE, 1967). constituídas por geógrafos da Divisão de Geografia do Conselho Nacional de Geografia. A obra foi organizada em cinco capítulos, um para cada região, Orlando Valverde no capítulo sobre a Amazônia, Roberto Lobato Corrêa dedicado ao Nordeste, Pedro Pinchas Geiger e Fanny Rachel Davidovich no capítulo referente ao Sudeste, Carlos Augusto Figueiredo Monteiro no capítulo relativo ao Brasil Meridional e Speridião Faissol e Marília Velloso Galvão no capítulo do Centro-Oeste. O objetivo foi oferecer um panorama atualizado das características regionais do Brasil, salientando os contrastes entre partes diferenciadas das mesmas regiões e, sobre tudo, apontar as desigualdades na evolução das mesmas.  

2) – Pedro Pinchas Geiger já havia proposto uma outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste, favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

3) – A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.  

4) – Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões. e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa.

5) – Foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 1990, a partir do trabalho de dois economistas, o paquistanês Mahbub Ul Haq e o indiano Amartya Sem. E serve para informar governos e sociedades sobre temas considerados importantes para o desenvolvimento humano, como uma medida alternativa de desenvolvimento em contraposição ao mero uso do Produto Interno Bruto (PIB) dos países.  

“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier


sasasa01939: Obrigada. Rapaz
Perguntas interessantes