História, perguntado por brenerferreira40, 9 meses atrás




1) Sobre o processo de independência do Brasil e a correlação de forças entre os grupos dominantes internos leia o trecho a seguir: [...] Ao contrário do que ocorreu nos Estado Unidos, onde a independência foi resultado de um acordo entre a burguesia manufatureira e os latifundiários (proprietários das imensas plantations do sul), aqui, pelo simples fato de inexistir uma burguesia cujo poder se baseasse no capital industrial, ela foi produto de negociações no interior da elite dos grandes proprietários rurais. Essa elite agrária, no momento das decisões cruciais, viu-se frente a frente com um único problema realmente grave: o de como evitar que uma revolução colonial abrisse brechas perigosas que pudessem evoluir para uma indesejada revolução social. LOPES, Luis Roberto. História do Brasil imperial. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. p. 11-12. Qual foi o fato histórico que marcou o início do Primeiro Reinado? *
a) Independência do Brasil.
b) Proclamação da República.
c) Abdicação de Dom Pedro I.
d) Morte de Dom João VI.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mspiccoli5
2

Resposta:

a) Independência do Brasil.

Explicação:

Se pegarmos o contexto histórico, a independência do Brasil tem seu inicio com a vinda da coroa em 1808 fugida dos conflitos napoleônicos na europa.

A interiorização da metrópole iniciou um processo que trouxe benefícios ao Brasil em relação ao seu status de colônia anterior. Com a liberação dos portos, os investimentos feitos para manter a vida do rei, a elevação do Brasil a Reino, foram decisões de grande importância e que foram postas em check com a volta da coroa devido a revolução do porto de 1820.

A proclamação da independência foi o movimento certo a ser realizado diante de uma ameaça que poderia regredir o status do reino para colônia e ficar a mercê exclusivamente novamente da metrópole portuguesa.

Perguntas interessantes