História, perguntado por AlexAlvares, 1 ano atrás

1)
Sobre o nomadismo, podemos afirmar que:

Alternativas:

a)
Pode ser entendido como uma organização social onde a sociedade delimita um território fixo para habitar, produzir o que é necessário às suas necessidades.

b)
Um anacronismo histórico, fruto de análises erradas sobre o passado, sobre as sociedades antigas.

c)
Conceito histórico que identifica as características dos povos antigos, também conhecidos como sedentários.

d)
Nomadismo pode ser definido como uma organização social onde a sociedade não delimita um território fixo e constante para habitar, esses povos se caracterizam pela coleta, caça e a constante mudança habitacional.

2)
A partir do momento em que os agrupamentos humanos deixaram de se locomover constantemente, e se fixaram em um determinado lugar, muita coisa mudou. Com isso, foi possível a prática da agricultura que, em termos civilizacionais, representou uma mudança drástica na organização social. A essa prática damos o nome de:

Alternativas:

a)
Nomadismo

b)
Antropocentrismo

c)
Sedentarismo

d)
Movimento Sazonal

3)
As sociedades antigas tinham uma divisão social diferente da sociedade atual em que vivemos. Essas sociedades eram baseadas no sistema de castas, que pode ser definido como:

Alternativas:

a)
É um sistema de organização social onde não é possível que um indivíduo nasça em uma casta e no decorrer de sua vida consiga ir para outra casta. Ele é um sistema rígido e fixo.

b)
É um sistema de classes onde o indivíduo pode nascer pobre, tornar-se rico, empobrecer novamente, tornar-se classe média, e assim por diante. Há mobilidade social.

c)
Sistema de divisão do trabalho, as castas representam as classes trabalhadoras, e os ricos são chamados de elite.

d)
Uma forma de organização social fundamentada na economia, na riqueza, aqueles que possuíam riquezas faziam parte das castas, e os demais estavam excluídos da sociedade.

4)
A passagem do nomadismo para o sedentarismo e também as avançadas técnicas no manejo com a água, empregadas na produção agrícola, pelos povos do Egito e da Mesopotâmia, contribuíram para:

Alternativas:

a)
O surgimento de uma nova forma de organização social, voltada para a divisão de classes.

b)
a fixação do homem e um significativo aumento na produção agrícola, visto que eles habitavam regiões que não possuíam grandes quantidades de chuvas regulares durante o ano, o que impossibilitava a produção, se eles dependessem somente dos ciclos naturais da chuva.

c)
Contribuíram para auxiliar os povos antigos tanto na caça quanto na coleta de alimentos, e também facilitou o trajeto para as mudanças de habitações, relacionadas às estações do ano e sempre em busca de ambientes que podiam oferecer alimentos com mais abundância e por mais tempo.

d)
Estas técnicas contribuíram para que o homem se fixasse, tornando-se nômade, e que soubesse aguardar as estações certas, que traziam as chuvas para se locomoverem pelos territórios em que habitavam.

5)
O domínio de técnicas de irrigação permitiu aos povos antigos:

Alternativas:

a)
A produção em lugares que eram incultiváveis e mesmo o comércio de seus produtos com outros povos.

b)
Produzir menos, pois somente as condições oferecidas pelas chuvas é que contribuíam para uma maior produção de alimentos.

c)
Desenvolver a escrita, diretamente ligada ao processo de produção do papel, principal produto das sociedades antigas.

d)
Se estabelecer em seu território e produzir apenas o necessári

Soluções para a tarefa

Respondido por nivaldopmmc
17
Segue abaixo, resposta da avaliação. 
1-D
2-C
3--A
4-B
5-A
Perguntas interessantes