Filosofia, perguntado por thaliazanetti57, 5 meses atrás

1 - Sobre o filósofo Kant é correto afirmar: x) O juízo estético de caráter reflexionante, refere-se à faculdade da imaginação, ao modo de disposição do ânimo do sujeito diante do qual o objeto se apresenta. Ou seja, o juízo estético não se refere ao objeto, nem mediata e nem imediatamente, mas sim à disposição de ânimo do sujeito. y) Quando nos deparamos com um objeto recebendo-o em nossa sensibilidade, para que seja gerado conhecimento é necessária a aplicação das categorias do entendimento sobre os dados recebidos pela intuição para organizá-los e unificá-los. z) O juízo sobre o bom (moral) não é juízo de gosto (estético), porque gera interesse e porque exige conceitos - acho uma paisagem bela não porque ela se enquadra num conceito prévio da "paisagem bela", mas simplesmente porque tenho esse sentimento. *
10 pontos
Somente a Y está correta.
Somente as alternativas X e Y estão corretas.
Somente as alternativas X e Z estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Todas as alternativas estão incorretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrenoSousaOliveira
1

Resposta:

Somente as alternativas X e Z estão corretas

Explicação:

Para Kant o conhecimento tem origem nos conceitos universais e nas sensações humanas, ou seja, nosso conhecimento é influenciado pelas sensações e o entendimento.

No entanto, estética acontece como uma dimensão mental e subjetiva do mundo, não como uma dimensão objetiva. A universalidade dos juízos estéticos está ligada a satisfação pessoal que cada um faz do mundo.

Enquanto que nas categorias do conhecimento há uma sequência objetiva para que ele exista, nos juízos estéticos há apenas o prazer que cada pessoa tem.

Perguntas interessantes