1.Sobre o espaço e o tempo no conto lido, responda: a) Em que espaço(s) se desenvolvem as ações narradas no conto?b) Procure determinar em que período de tempo se deram essas ações.2.Que situação fez Madame Guimarães perceber que seu anel havia sido furtado?3.Sobre a solução do roubo do anel, responda às questões.a) Que medidas foram tomadas para descobrir quem havia furtado o anel?b) Qual foi a pista determinante para que o enigma fosse desvendado?c) Que atitude do narrador dá uma pista de que o criminoso é uma mulher?d) Para chegar a solução, o narrador seguiu o método de S. Holmes? Explique.4.O que motivou Sinhazinha Ramos a cometer o crime? Por que ela supôs quenão suspeitariam dela?5.Por que o narrador disse: "Não foi um fiasco, mas foi pior"?0
Soluções para a tarefa
Sobre o espaço e o tempo no conto: 'Se Eu Fosse Sherlock Holmes''. podemos responder as seguintes questões:
A) As ações narradas no conto ocorreram no quarto onde aconteceu o incidente e o gabinete onde o protagonista interrogas os suspeitos, na casa de Madame Guimarães.
B) As ações narradas no conto ocorrem durante uma reunião familiar, e pela narração, não deve ter levado mais do que algumas horas.
2) Madame Guimarães, é a dona da casa e anfitriã da reunião marrada no conto, ela usou seu quarto com vestiário para guardar os casacos e chapéus das convidadas.
Quando Madame Guimarães foi ao seu quarto buscar o chapéu de uma das convidadas deu por falta de um anel de brilhantes que ficava em suas gavetas.
3a) A medida foi selar o quarto onde havia ocorrido o incidente para que as provas não fossem danificadas. E foi feita uma ligação para o delegado de polícia, porém, não havia nenhum detetive no momento para ajudar no caso.
3b) A pista determinante para que o enigma fosse desvendado foram as pétalas de flores amarelas que a criminosa usava e que deixou cair quando entrou no quarto.
3c) A atitude do narrador que dá uma pista de que o criminoso é uma mulher foi a petição para que apenas as senhoras entraram no gabinete para serem interrogadas.
3d) Certamente, para chegar a solução, o narrador seguiu o método de S. Holmes, usando a observação dos fatos.
4) O que motivou Sinhazinha Ramos a cometer o crime foi fazer uma viagem para a Europa, onde poderia vender o anel sem que ninguém suspeitasse.
5) O narrador disse: "Não foi um fiasco, mas foi pior" porque apesar de ter solucionado o caso, o verdadeiro culpado não foi denunciado, e as pessoas suspeitam que foi ele quem havia roubado o anel e forjado o final para que não passasse de ladrão.