1. Sobre o enredo do conto, marque a opção correta. *
a) O incidente que move o enredo do conto é a carteira achada na rua, a qual resolvia o problema da dívida e da falta de dinheiro para pagá -la.
b) Honório tem uma dívida vencendo no dia seguinte e não dispõe de dinheiro para pagá-la.
c) O evento principal ocorre na rua e Honório, depois de achar a carteira vai direto para casa guardar a carteira.
d) O conto começa num "hoje" ("...Honório tem de pagar amanhã uma dívida..."), volta um pouco para o passado e retorna para o presente (os eventos que vão do encontro da carteira até o desfecho).
e) Os valores das dívidas são sempre relativos. Dependem das circunstâncias - uma dívida de 50 reais é pequena para quem dispõe de muito dinheiro e grande para quem não dispõe de dinheiro.
A CARTEIRA “[...] De repente, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes. Ninguém o viu, salvo um homem que estava à porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo: — Olhe, se não dá por ela; perdia-a de uma vez. — É verdade, concordou Honório envergonhado.” MACHADO DE ASSIS, Joaquim M. Outros contos. In Obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1962, v. II.
2. A partir do fragmento acima, podemos afirmar que
a) O narrador está em primeira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
b) O narrador personagem , observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
c) O narrador é o personagem principal, Honório, por isso sabe tudo o que acontece na história e conta com riqueza de detalhes.
d) O narrador está em terceira pessoa, narrador observador, observando tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
larissanascime95:
1)A
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1-A 2-D
A) O incidente que move o enredo do conto é a carteira achada na rua, a qual resolvia o problema da dívida e da falta de dinheiro para pagá -la.
D) O narrador está em terceira pessoa, narrador observador, observando tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás