Química, perguntado por alicegabriellidarosa, 5 meses atrás

1) Sobre o efeito estufa, responda:
a) O que é?
b) Por que tem esse nome?
c) Qual é a sua importância para a vida em nosso planeta.
d) Quais são os gases e a origem deles que podem aumentar o efeito estufa?
e) Quais as consequências do aumento do efeito estufa para o nosso planeta?
2) Quais os problemas ambientais contribuem para o aquecimento global? Explique.
3) Quais são as doenças vinculadas pelo ar são de origem bacteriana?
4) Quais são as doenças vinculadas pelo ar são de origem virais?
5) Quais precauções devemos tomar para evitar as doenças contagiosas pelo ar?

Soluções para a tarefa

Respondido por laradesousasiqueira
5

Resposta:

a) O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global

b)O efeito estufa recebe esse nome porque ele funciona tal qual uma estufa de vidro criada para ajudar na criação de plantas.

c) O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que o planeta se mantenha em uma temperatura adequada para a manutenção da vida.

d) Os gases do efeito estufa que envolvem a Terra absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra. Os principais são os gases carbônico e metano.

O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, o CO2 é o principal “culpado” pelo aquecimento global, sendo o gás de maior emissão (aproximadamente 78%) pelos humanos.

O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Se comparado ao CO2, também é mais perigoso: o metano é mais eficiente na captura de radiação do que o CO2. O impacto comparativo de CH4 sobre a mudança climática é mais de 20 vezes maior do que o CO2, isto é, 1 unidade de metano equivale a 20 unidades de CO2.

e) temos o aumento da temperatura do nosso planeta, e com isso temos o desaparecimento de diversas especies da fauna e da flora. outra consequencia tambem é que, com menos árvores eliminando o CO2, e com a temperatura elevada, temos mais queimadas e mais emissao de CO2 na atmosfera.

Perguntas interessantes