1. Sobre o conceito de mais-valia, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
A mais-valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor justo do que produziu durante a jornada de trabalho.
Um exemplo de desigualdade na produção de riqueza pelo capital é chamado por Marx de mais-valia, conceito relacionado à exploração do trabalho.
Com a mais-valia, o operário não produz para si, mas para o capital.
Na noção de mais-valia, o proprietário do meio de produção se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
2. Sobre os modos de produção, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Marx observou que o trabalho se transformou ao longo da história, a partir da criação de novas tecnologias e relações sociais.
O capitalismo é organizado pela propriedade privada, a produção de mercadorias e o lucro.
No modo de produção capitalista, o trabalhador é expropriado dos meios de produção. Para conseguir sobreviver, ele vende a sua força de trabalho.
No sistema capitalista, o proletariado é detentor da propriedade de meios de produção, através de organizações comunitárias e associativas.
Soluções para a tarefa
Resposta A) D)
Explicação:GG ez
1 - A alternativa incorreta está na letra D. " Na noção de mais-valia, o proprietário do meio de produção se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas".
Podemos entender mais-valia como um conceito marxista, que consiste no valor do trabalho que não foi/é pago ao trabalhador, geralmente esse fato ocorre em economias capitalistas onde os profissionais são explorados na perspectiva de um salário para suas tarefas.
A mais-valia absoluta está relacionada a produção do excedente a ser apropriado pelo capitalista, enquanto a relativa é o entendimento que proporcionou o capitalismo como principal pilar para o desenvolvimento econômico mundial.
2 - A alternativa D está incorreta.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.