1) Sobre o conceito de gênero, marque a alternativa incorreta: * 1 ponto A discussão sobre gênero emergiu na década de 1960, em um contexto marcado por transformações culturais que trouxeram à tona diversas "vozes" silenciadas pelos discursos hegemônicos. O conceito de gênero se refere tanto ao modo como cada sociedade define homem e mulher quanto à maneira como, numa mesma sociedade, essas definições mudam ao longo do tempo. Nas discussões sobre gênero constatou que a maioria das sociedades constrói hierarquias que desfavorecem as mulheres, seja qual for à definição social da mulher em cada sociedade. O gênero não está associado aos papéis sociais que tentam naturalizar as desigualdades, ou seja, representações que enfatizam os papéis de "mãe e dona de casa" para as mulheres e "pai de família provedor" e "homem público" associados ao sexo masculino. 2) A respeito do conceito de interseccionalidade, marque a alternativa correta: * 1 ponto A interseccionalidade significa uma categoria que não identifica o sistema de opressão e não apresenta denúncias sobre as formas de reprodução das desigualdades. A interseccionalidade refuta o enclausuramento e a hierarquização dos grandes eixos da diferenciação social que são as categorias de sexo/gênero, classe, raça, etnicidade, idade, deficiência e orientação sexual. Os conceitos de gênero e interseccionalidade não refutam a questão dos pares dicotômicos, criados em benefícios de grupos que hegemonizavam os saberes e os discursos. A interseccionalidade não é uma proposta que considera as múltiplas fontes de identidade e suas diferentes vozes.
Soluções para a tarefa
[Classroom]
Q1. O gênero não está associado aos papéis sociais que tentam naturalizar as desigualdades, ou seja, representações que enfatizam os papéis de “mãe e dona de casa” para as mulheres e “pai de família provedor” e “homem público” associados ao sexo masculino.
→ Nessa questão pede-se a incorreta, ou seja a que diz o oposto da teórica principal, que assinala que o gênero está associado a papéis sociais.
Q2. A interseccionalidade refuta o enclausuramento e a hierarquização dos grandes eixos da diferenciação social que são as categorias de sexo/gênero, classe, raça, etnicidade, idade, deficiência e orientação sexual.
→ Essa alternativa realça o conceito de interseccionalidade, que apresenta os eixos da diferenciação social: sexo/gênero, classe, raça, etnicidade, idade, deficiência e orientação sexual.
Boa Sortee! :3
Resposta:
1) D) O gênero não está associado aos papéis sociais que tentam naturalizar as desigualdades, ou seja, representações que enfatizam os papéis de “mãe e dona de casa” para as mulheres e “pai de família provedor” e “homem público” associados ao sexo masculino.
2) B) A interseccionalidade refuta o enclausuramento e a hierarquização dos grandes eixos da diferenciação social que são as categorias de sexo/gênero, classe, raça, etnicidade, idade, deficiência e orientação sexual.
Explicação: