1) Sobre o Complexo de Édipo, um dos principais conceitos da teoria psicanalítica, pode-se AFIRMAR: *
5 pontos
É percebido o Complexo de Édipo apenas no gênero masculino.
O Complexo de Édipo envolve a relação mãe-filho, em nada influenciando as demais relações da criança.
O Complexo de Édipo masculino vai ter seu término, concomitantemente com o término da angústia de castração no menino.
O Complexo de Édipo é um conceito trabalhado apenas na análise individual, não sendo possível focá-lo em grupos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA A
Explicação:
Teoricamente, Édipo é a fase do desenvolvimento psicossexual masculino, onde ele começará a atrair-se pela mãe e desenvolver rivalidade com a figura paterna.
O Complexo de Édipo, teorizado por Sigmund Freud, terá seu término concomitantemente com o término da angústia de castração no menino. Logo, a alternativa C está correta.
O contexto utilizado por Freud é a tragédia Édipo-Rei, de Sófocles, em que a liberdade do protagonista encontra-se submetida à vontade dos deuses.
A vida de Édipo, que busca fugir da profecia que dizia que seria ele o assassino do pai e o esposo da mãe, é uma incessante corrida ao encontro do destino do qual buscou escapar.
Trata-se de uma noção grega que dá ao destino - seja ele considerado como a vontade dos Deuses, que amaldiçoaram a linhagem de Laio, pai de Édipo, seja ele considerado como mero destino - uma força da qual o homem é incapaz de fazer frente. Assim, no Édipo-Rei o protagonista cai em desgraça. Na continuação da tragédia, contudo, Édipo, em exílio e auxiliado por sua filha Antígona, consegue uma espécie de redenção.
Na teoria de Freud, o complexo de Édipo funciona como possível explicação do estágio fálico do desenvolvimento psicosexual da criança. É o período de formação da libido e do ego.
Já a angústia de castração ocorre no menino na forma do medo de perder, enquanto na menina ocorre a imaginação da perda
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/40678241