ENEM, perguntado por jlmaceira3479, 7 meses atrás

1) Sobre o clássico da sociologia Karl Marx, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto a) O alemão, filósofo e economista Karl Marx (1818–1883), foi um dos responsáveis, se não o maior deles, em promover uma discussão crítica da sociedade capitalista que se consolidava, bem como da origem dos problemas sociais que este tipo de organização social originou. B) Marx afirmava a necessidade de entender a sociedade em sua totalidade e utilizava várias áreas do conhecimento para expressar sua teoria: economia, direito e filosofia. C) A relação entre compreensão da realidade e sua transformação não deve ser analisada através da ciência. D) A teoria de Marx parte da dialética, desenvolvida a partir do diálogo com a teoria filosófica hegeliana. De acordo com ela, o conhecimento é um processo espiral envolvendo: tese síntese= antítese. 2) A respeito dos movimentos operários no século XIX, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto a) A industrialização Trouxe uma desorganizada urbanização e criou uma relação nada amistosa entre os proprietários das fábricas e os operários. B) Os movimentos socialistas surgiram a partir da organização dos trabalhadores. C) Karl Marx e Friedrich Engels escreveram o Manifesto Comunista em 1848. D) O Ludismo e o Cartismo não foram os movimentos pioneiros de luta da causa operária.


pedinho112233: aa
sanchesbelly: 1c 2d

Soluções para a tarefa

Respondido por edwinlopez2118
9

Resposta:

Explicação:

(1) C

(2) D

Respondido por larissamagrani
3

Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas: classe operária e classe burguesa (1-C, 2-D).

O sociólogo parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.

Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.

Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.

Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.

Link: brainly.com.br/tarefa/15193284

Anexos:
Perguntas interessantes