Geografia, perguntado por aluna1283, 6 meses atrás

1. Sobre as Unidades de Relevo no Brasil, os principais estudiosos formularam diferentes critérios de identificação e classificação, considerando os recursos e tecnologias disponíveis, desse modo, sintetize:

A) Classificação do Geógrafo Aroldo de Azevedo;

B) Classificação do Geógrafo Aziz Ab’Saber;

C) Classificação do Geógrafo Jurandyr L. S. Ross;​

Soluções para a tarefa

Respondido por luisdias88
15

Resposta:A) Classificação do Geógrafo Aroldo de Azevedo; Dessa forma, classificou-se como planícies as formas de relevo relativamente planas, com altitudes inferiores a 200 metros. ... Com essa classificação, 59% do território brasileiro foi considerado planaltos e 41% planícies.

B) Classificação do Geógrafo Aziz Ab’Saber; que possuía uma maior aproximação com os pressupostos da Geomorfologia e dividia o relevo a partir da sua formação e características. Para Ab’Saber, o país estava dividido em dez compartimentos, sendo sete planaltos e três planícies.

C) Classificação do Geógrafo Jurandyr L. S. Ross; o relevo brasileiro em três níveis considerando a altimetria da superfície: Planalto, superfícies acima de 300m que sofrem desgaste erosivo, contendo formas de relevo irregulares como morros, serras e chapadas; Planície, uma superfície plana, com altitude inferior a 100m, formada pelo acumulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre; e Depressão (um novo conceito na classificação do relevo brasileiro), áreas rebaixadas pela erosão que circundam as bordas das bacias sedimentares, estando entre tais bacias e maciços cristalinos, em outras palavras, é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude sendo mais plana que o planalto e mais rebaixada que as áreas do entorno, além de sofrer desgaste erosivo e apresentar elevações residuais.

Explicação: tu deve ser do IF certeza


akim29: If tá ligado
akim29: k k k k k k k k k
Perguntas interessantes