1. Sobre as leis abolicionistas no Brasil, assinale a alternativa correta: * 1 ponto A Lei do Ventre Livre, de 1871, dava liberdade aos filhos e filhas das escravas e também para suas mães, para que pudessem cuidar dos recém-nascidos. A Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, aboliu a escravidão do território brasileiro. As leis abolicionistas no Brasil foram frutos da organização social de negros e negras no Brasil, que tinham amplo apoio do poder imperial. O Brasil foi o primeiro país da América a abolir a escravidão. 2. Sobre a figura heroica de Zumbi dos Palmares é correto afirmar: * 1 ponto Foi o grande líder do quilombo Zumbi dos Palmares, que chegou a reunir cerca de 20 mil pessoas. Seu nome está escrito no “Livro de Aço” dos heróis nacionais. Sua participação na história do Brasil foi pequena, Zumbi estava mais preocupado com as questões religiosas do seu povo. Embora seja um líder pelo fim da escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares terminou sua vida trabalhando como funcionário público. Após vencer as investidas contra o Quilombo dos Palmares, Zumbi iniciou sua vida política em todo o território nacional no século XVII e XVIII.
danielamattos593:
oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
324
Resposta:
1-B
2-A
Explicação:
Respondido por
129
1 - É correta a alternativa B, tendo sido a Lei Áurea a última de uma série de leis (sendo as principais, além dela, a dos Sexagenários, do Ventre Livre e a Eusébio de Queirós) que acabaram com a prática da escravidão no Brasil.
A afirmativa A é incorreta pois a Lei do Ventre Livre não tornava as mães escravizadas livres, o que, na prática, também fazia com que os seus filhos (livres) fossem criados como escravizados.
2 - É correta a alternativa A, sendo Zumbi uma figura de importância na história do nosso país, havendo em sua homenagem um feriado nacional (o 21 de Novembro, Dia da Consciência Negra).
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás