1. Sobre as estratégias publicitárias, assinale as afirmativas corretas.
Até o fim do século XIX, os anúncios publicitários tinham caráter informativo, focando na utilidade prática dos produtos, sendo veiculados predominantemente no meio televisivo.
a) A estratégia publicitária denominada “reason why” pauta-se no convencimento racional do consumidor acerca da aquisição de determinada mercadoria.
b) As “scare copies” partem do princípio de persuasão de potenciais consumidores por meio da veiculação de histórias apavorantes.
c) A técnica dos testemonials está associada ao convencimento racional dos consumidores por meio de testemunhos de profissionais especializados no assunto, como médicos, psicólogos, engenheiros, etc.
2. Sobre as críticas dos pensadores alemães da Escola de Frankfurt à indústria cultural, assinale as alternativas corretas.
a) O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica e reflexiva dos indivíduos. Theodor Adorno e Max Horkheimer entendem que a indústria cultural é um importante instrumento de universalização do acesso à cultura.
b) Os produtos da indústria cultural eliminam a dimensão crítica dos indivíduos e criam a ilusão de felicidade imediata.
c) A lógica do capital também se aplica à produção, à comercialização e ao consumo de produtos culturais.
d) O conceito de indústria cultural diz respeito ao monopólio da informação e da cultura por um número restrito de empresas.
3. Leia o texto sobre a teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Depois, analise as assertivas a seguir.
[...] Segundo Bourdieu, os bens culturais são assim classificados em hierarquias: ao teatro clássico, opõe-se o teatro de bulevar*, à equitação ou ao golfe se opõe a caminhada ou o futebol, etc. [...]. Assim, o conhecimento e o consumo destes bens são classificantes, no sentido em que os agentes sociais se classificam e se opõem reciprocamente no momento em que se consagram a esta ou àquela prática e manifestam os seus gostos. O campo cultural funciona como um sistema de classificações fundado sobre uma hierarquia que vai do mais legítimo ao menos legítimo, ou, para usar a linguagem corrente, do distinto para o mais vulgar. Esse sistema permite aos agentes sociais conduzir estratégias de distinção em relação aos membros de outras classes. [...] - *bulevar: rua larga. BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 104-105
I. A hierarquização dos bens culturais tem uma dupla finalidade: ao mesmo tempo em que integra os indivíduos a determinado grupo ou classe, também exclui aqueles que não se adequam à cultura considerada legítima.
II. O conceito sociológico de distinção social refere-se à apropriação da cultura popular pelas classes superiores.
III. O consumo de bens materiais ou simbólicos tem correlação com a posição que os indivíduos ocupam na hierarquia social. Está correto o que se afirma em:
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II, III.
4.Leia o texto de autoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu.
[...] Assim, na classe dominante, podem-se distinguir, simplificando, três estruturas de consumo distribuídas em três itens principais: alimentação, cultura e despesas com a apresentação de si e com representação (vestuário, cuidados de beleza, artigos de higiene, pessoal de serviço). [...] BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2008. p. 174.
Relacione a moda com o conceito sociológico de “distinção social” apresentado por Pierre Bourdieu.
Soluções para a tarefa
1) Alternativa Correta: Apenas I e II
I- Correta: a técnica do reason why é a razão que uma marca dá ao consumidor para acreditar no que diz.
II- Correta: o método scare copies consiste no susto do consumidor. É uma técnica que procura a compra, ou a desistência do uso de um produto.
III- Incorreta: a técnica testimonials é uso de depoimentos de clientes satisfeitos ou pessoas famosas como uma carta de apresentação a outros consumidores.
2) Alternativa Correta:
I) Incorreta: A indústria cultural (eles falam de uma indústria que pertence ao sistema em geral), tem como objetivo vender produtos através da mídia, tem uma função claramente ideológica: instilar nas massas o mesmo sistema e garantir sua obediência aos interesses do mercado.
II) Correta: A principal atividade econômica é a produção da cultura com fins lucrativos, essas indústrias culturais e o consumo tendem a dotar-lhes um tipo de status privilegiado, com uma certa "aura"
III) Correta: Segundo a Escola de Frankfurt, a cultura de massa é o principal meio pelo qual o capital teria alcançado seu maior sucesso.
IV) Correta: As indústrias culturais, para os frankfurtianos, fortalecem o monopólio cultural, baseado no sistema capitalista, da produção em massa de bens culturais.
3) Alternativa Correta: E) I, II e III.
A estrutura social segundo Bourdieu é um sistema hierarquizado de poder e privilégio, que é dado pelas relações econômicas, simbólicas e culturais (escolarização) de cada indivíduo.
Assim cada individuo é localizado em um dos grupos dentre uma estrutura social, que é gerada pela desigualdade na distribuição de recursos e poderes.