1. Sobre as concepções de trabalho para os clássicos da Sociologia. Marque a alternativa INCORRETA: *
Para Marx, o trabalho é uma atividade humana fundamental, pois é pelo trabalho que o homem modifica a natureza.
Dois elementos são fundamentais para a existência do trabalho na concepção de Marx: Força de trabalho (potencial humano) e Objeto de trabalho (o que será modificado), com centralidade na importância da burguesia para o produto final.
Para Weber a centralidade do trabalho não tem origem nele mesma, e sim, nos valores da religião que constroem o chamado “espírito do capitalismo”.
Para Durkheim, o trabalho é fonte de solidariedade que explica a harmonia entre os indivíduos.
2. Sobre o processo de racionalização no trabalho, marque a alternativa INCORRETA: Com a organização racional do trabalho, evidenciam-se o controle da produção, do tempo e padronização de modelos de produtos e do trabalho realizado nas fábricas.
Os primeiros modelos de racionalização no trabalho foram o Fordismo e o Taylorismo.
Em 1970 surge o Toyotismo, que primava pelo estoque mínimo, sistema just-in-time e pelo perfil do trabalhador multifuncional.
A principal característica do Toyotismo era a linha de montagem.
Soluções para a tarefa
Resposta:) B) Dois elementos são fundamentais para a existência do trabalho na concepção de Marx: Força de trabalho (potencial humano) e Objeto de trabalho (o que será modificado), com centralidade na importância da burguesia para o produto final.
2) D) A principal característica do Toyotismo era a linha de montagem.
Explicação:
1) Sobre as concepções de trabalho para os clássicos da Sociologia, a alternativa incorreta é: B) Dois elementos são fundamentais para a existência do trabalho na concepção de Marx: Força de trabalho (potencial humano) e Objeto de trabalho (o que será modificado), com centralidade na importância da burguesia para o produto final.
Na verdade, Marx destacava a centralidade na importância do trabalhador para o produto final. Nesse sentido, Marx falava que os dois elementos fundamentais para a existência do trabalho são: meios de produção e os trabalhadores (classe mais pobre).
Nesse sentido, o trabalhador era visto como um agente produtor de riquezas para o patrão (classe rica). E isso deu espaço para a construção de estudos sobre a divisão social ou luta de classes.
Diante de tudo isso, é correto afirmar que o trabalhador era quem tinha grande destaque na produção das mercadorias dentro das indústrias.
2) Sobre o processo de racionalização no trabalho, a alternativa incorreta é: E) A principal característica do Toyotismo era a linha de montagem.
Na verdade, a linha de montagem era uma característica marcante no modelo de produção conhecido como Fordismo.
Na prática, a ideia do Toyotismo é entregar o produto para o consumidor certo, no tempo mais adequado. Nesse sentido, o Toyotismo contribuiu significativamente para o que conhecemos como produção enxuta.
Entenda que a produção enxuta é baseada na redução máxima de desperdícios (das matérias-primas e materiais), controle da produção e fabricação somente da quantidade certa que é solicitada pelo mercado de consumo.
Sendo assim, é prudente considerar que o Toyotismo foi baseado no ganho de eficiência e eficácia dentro do ambiente organizacional.
Aprenda mais sobre esses temas em:
https://brainly.com.br/tarefa/2951970
https://brainly.com.br/tarefa/33600300
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!