Filosofia, perguntado por deborapri1, 10 meses atrás

1)Sobre as características do Mercantilismo, leia o trecho abaixo:

"A definição mais aceita de mercantilismo informa que esse termo compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa ocidental entre os séculos XV, XVI e XVIII voltadas para o comércio, principalmente, e baseadas no controle da economia pelo Estado. Mercantilismo dá nome, nesse sentido, às diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu. "

(SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009, p.283).

Analise as afirmaçãoes abaixo e considere V para verdadeiro e F para falso:

( ) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais relativamente rígidas.

( ) Metalismo ou bulionismo, isto é, crença de que a acumulação de metais preciosos era a única forma de enriquecimento dos Estados;

( ) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.

( ) A total liberdade para os negócios capitalistas sem intervenção estatal, que ficou conhecida como laissez-faire e laissez-passer (deixai fazer, deixai ir).

Qual a ordem correta?


a)V, F, V, F.
b)F, F, V, V.
c)V, V, V, F.
d)F, V, F, F.
e)V, F, F, V.
2)Para compreender as demandas sociais do Brasil contemporâneo, é fundamental que antes, façamos um estudo do processo de implantação do Modelo Colonialista Português no Brasil. Pensando nas questões que cercam essa temática, analise as afirmações abaixo:

I - Um dos motivos que levou Portugal a iniciar um projeto colonialista no Brasil, era a preocupação com a presença constante de outros povos no nosso litoral, o que poderia gerar ocupações.

II - A escassez de produtos estimulou o rico comércio com as Índias, o que motivou ainda mais Portugal a tomar o Brasil enquanto sua colônia.

III - Podemos afirmar que o Reino de Portugal sofreu as consequências econômicas e financeiras Quais estão corretas?

a)Apenas I e II.
b)Apenas II e III.
c)Apenas I e III.
d)Apenas II.
e)Apenas III.
3)Leia o trecho abaixo:

"Monarquias se movem pouco e, quando fazem, levam malas pesadas. Não seria diferente com D. João, que vivia isolado em seu palácio, rodeado por sua biblioteca milenar (...). No fundo, o príncipe sabia o tamanho da tarefa: não só transportar a família real, como transladar instituições e a própria corte imperial. "

(SCHWARCZ, Lilia Moritz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.157).

Após a vinda da Corte Portuguesa, em janeiro de 1808, D. João decretou a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas. O que isso representa na prática?

a)O início do mercantilismo.
b)O fim da escravidão.
c)O começo do comércio com as índias.
d)A instauração da economia açucareira.
e)O fim do Pacto Colonial.
Alternativa assinalada
4)Muitas coisas mudaram no Brasil, com a vinda da família real para o Brasil em 1808. Sobre o tema, analise as asserções a seguir:

I – Com gastos excessivos e baixa arrecadação, a solução encontrada pela Corte portuguesa foi a de instituir um banco e 'fazer dinheiro’. O resultado dessa atitude foi o aumento da inflação.

PORQUE

II - A Corte portuguesa, assim que chegou no Brasil aumentou a arrecadação de produtos, principalmente o imposto sobre os importados, o que permitiu um conforto econômico nas primeiras décadas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a)As asserções I e II são verdadeiras e I fundamenta a II.
b)As asserções I e II são verdadeiras e a II fundamenta a I.
c)A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d)A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
e)As asserções I e II são falsas.
5)Nossa atenção é comumente focada com o fato da colonização brasileira, que a iniciativa dela, os motivos que a inspiraram e determinaram, os rumos que tomou em virtude daqueles impulsos iniciais se perdem de vista.

Sendo assim, podemos dizer que a ‘Invenção do Brasil’ fez parte de um processo macro, que compreendeu:

I – A queda da burguesia com a Revolução Francesa.

II – O fim do uso de negros como mão-de-obra escrava em toda a Europa.

III - A transição do Feudalismo para o capitalismo, com o nascimento da Burguesia e dos Estados Nacionais;

IV - O renascimento comercial, que impulsionou o Renascimento Urbano;

V - A Reforma Protestante, que se opôs ao poder da Igreja Católica e às forças dos movimentos comerciais e burgueses.

Quais estão corretas?

a)Apenas I e II.
b)Apenas III e IV.
c)Apenas IV e V.
d)Apenas I, II e III.
e)Apenas III, IV e V

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
5

1. Sobre as características do Mercantilismo:

A ordem correta: c) V, V, V, F.

( V ) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais relativamente rígidas.  

O mercantilismo é marcado pela forte intervenção do Estado na economia

( V ) Metalismo ou bulionismo, isto é, crença de que a acumulação de metais preciosos era a única forma de enriquecimento dos Estados;  

Bulionismo ou metalismo é a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos, ouro e prata.  

( V ) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.  

A procura de uma balança comercial favorável era acreditada através do incremento das exportações e da restrição das importações.

( F) A total liberdade para os negócios capitalistas sem intervenção estatal, que ficou conhecida como laissez-faire e laissez-passer (deixai fazer, deixai ir).

A liberdade econômica é característica do capitalismo e do pensamento liberal, quando sem intervenção do Estado, a economia se auto-regula através da oferta e procura.

2. Sobre o processo de implantação do Modelo Colonialista Português no Brasil:

Alternativas corretas: c) Apenas I e III.

I. correto. Por não reconhecer ou aceitar Portugal e Espanha como únicos privilegiados na corrida à expansão territorial, países como a Inglaterra, a  França e a Holanda se achavam no direito de explorar, ocupar e colonizar territórios no Novo Mundo.

II. incorreto. Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

III. correto. Podemos afirmar que o Reino de Portugal sofreu as consequências econômicas e financeiras da expulsão/saída dos judeus.

Após a Inquisição, judeus convertidos formavam boa parte não só da burguesia mercantil mas também eram artesãos e muitos deles integravam a elite intelectual do país, que aos poucos foram substituídos por estrangeiros.

3. Sobre a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas:

e) O fim do Pacto Colonial.

O Pacto Colonial possibilitou o fim do monopólio colonial, que até então só permitia o comércio entre a colônia (Brasil) e sua Metrópole (Portugal).

4. Sobre a vinda da família real para o Brasil em 1808:

Alternativa correta: a)As asserções I e II são verdadeiras e I fundamenta a II.

I. correto. Para financiar os altos gastos da Corte portuguesa, o rei impôs uma política de aumento de impostos, provocando uma crise econômica.

II. correto. Com a abertura dos portos foi possível maior arrecadação de impostos.

5. A ‘Invenção do Brasil’ fez parte de um processo macro, que compreendeu:

Corretas a alternativa: e)Apenas III, IV e V

As grandes viagens e descobertas marítimas foram financiadas pela emergente burguesia dos recém criados Países Estados, bem como a crise institucional da Igreja Católica e as reformas protestantes.

Bons estudos!

Respondido por alesaprod777
2

Resposta:

1c 2c 3e 4c 5d

Explicação:

A corte portuguesa não poderia aumentar os impostos, devido ao pacto colonial.

Perguntas interessantes