1. Sobre a temática do trabalho marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto Nas últimas décadas ocorreram grandes mudanças na economia mundial, sobretudo com as reestruturações produtivas iniciadas no Japão nas décadas de 1950 e nas décadas de 1970 nos EUA e Europa ocidental, isso acarretou a substituição intensa de trabalho por novas tecnologias produtivas, principalmente robótica e microeletrônica. Um dos destaques sobre o trabalho na contemporaneidade é a desregulamentação das leis de proteção ao trabalhador e a terceirização, que se fundamenta no princípio da empresa enxuta. A incorporação dessa base tecnológica foi impulsionada pelo avanço do neoliberalismo nos governos Fernando Collor (1990 a 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), que promoveram a abertura econômica, a privatização de empresas estatais e a desregulamentação de leis de proteção ao trabalhador. No Brasil não há a precarização do trabalho. Leia a citação abaixo: Numa forma de sociabilidade superior, o trabalho, ao reestruturar o ser social, terá desestruturado o capital. E nesse mesmo trabalho autodeterminado que tornou sem sentido o capital gerará as condições sociais para o florescimento de uma subjetividade autêntica e emancipada, dando um novo sentido ao trabalho. (p. 184) Ricardo Antunes. 2. Sobre o Trabalho no Brasil, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto Grande parte do trabalho no Brasil é precário, pois, o Brasil não superou a dependência econômica em relação aos países de economia avançada. Nos anos 1950 até os anos 1980, com o crescimento industrial, as cidades se expandiram e com elas o mercado de trabalho e de consumo, fato que acarretou melhores condições para os trabalhadores empregados nas indústrias. A superexploração do trabalho ocorre pela extensão da jornada, pela aceleração no ritmo da produção, com imposição de metas e acúmulo de funções. O índice de acidente em decorrência do trabalho no Brasil é pequeno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)D
2)D
EXPLICAÇÃO : CLASSROM
A alternativa que menos se identifica com o sentido real do trabalho e seu desenvolvimento a partir da segunda metade do século XX é a letra D.
Através da construção de modelos políticos na sociedade moderna, vemos que análises sobre os métodos utilizados no mercado de trabalho, devem sim ser discutidos, ou seja, o pensamento elencado na alternativa incorreta é ultrapassado.
Deste modo, dialogar sobre o trabalho é falar da liberdade do homem no que tange seu papel de cidadão, e, em diversos locais do mundo ainda existe o trabalho escravo, inclusive no Brasil, e, mesmo que "o trabalho enobreça o homem", cabe ao estado e as empresas articularem medidas que promovam um ambiente saudável e qualidade para o bom rendimento do mesmo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/19881919