Português, perguntado por Pecanhavictoria, 10 meses atrás

1) Sobre a segunda geração do modernismo brasileiro é correto afirmar: a) a cultura indígena e africana foram os principais temas explorados pelos escritores desse período. b) chamada de fase de construção, a produção literária desse momento esteve voltada para a denúncia da realidade brasileira. c) o índio foi eleito como o herói nacional, reforçando ainda mais a identidade brasileira. d) desprovida de engajamento político, nesse momento a preocupação era acerca do aprimoramento da linguagem. e) com forte teor indianista, a poesia dessa fase esteve voltada para temas cotidianos.

Soluções para a tarefa

Respondido por IuryAlves17
264

Resposta:

B) chamada de fase de construção, a produção literária desse momento esteve voltada para a denúncia da realidade brasileira.

Explicação:

A produção literária da segunda geração modernista, também chamada de fase de construção, apresenta um Brasil diversificado regional e culturalmente. Tanto a prosa como a poesia desse período destacam os problemas do país, fazendo da denúncia social uma de suas maiores armas de afirmação.

Com forte engajamento político, muitos autores desse período estavam focados em apontar os problemas das diversas regiões do Brasil, tais quais: a desigualdade social, a fome, a miséria, a opressão, a exploração, etc.

Temas sociopolíticos, existenciais, metafísicos, espirituais, populares, urbanos e históricos foram os mais explorados nessa fase.

Confia no pai blz.

Respondido por tamyresdejesus
175

A Segunda Geração do Modernismo Brasileiro foi chamada também de fase de construção, onde o objetivo da produção literária era criticar a realidade brasileira. Alternativa B.

O Modernismo foi um movimento literário que surgiu, em 1922, com a Semana de Arte Moderna. Este movimento despontou em meio a crise política no Brasil, em que foram registrados muitos protestos e aumento da inflação, sendo um esforço de manifestar nas artes uma forma do reestabelecimento político.

A Segunda Fase do Modernismo ocorreu nos anos de 1930 a 1945, no contexto da crise de 1929 e da crisa cafeeira no Brasil. Nesta fase, o Modernismo teve sua consolidação ao falar sobre a realidade enfrentada pelos cidadãos de forma crítica, dura e ideológica.

Perguntas interessantes