1) Sobre a República Romana,podemos afirmar que: a) A República Romana era igualitária, todos o romanos participavam dela. b) Os plebeus tinham participação efetiva nas decisões sobre a sociedade romana. c) O sistema administrativo da República Romana, incluía os plebeus e estrangeiros. d) Na República Romana, os patrícios passaram a monopolizar o poder, reservando para si os principais cargos políticos. 2) Qual foi a primeira forma de governo em Roma: a) República b) Democracia c) Monarquia d) Aristocracia 3) Sobre a República Romana. Identifique a INCORRETA: a) Mulheres e escravos eram excluídos da política romana. b) Assembleia centuriata era reunião dos cidadãos em centúrias (unidades do exército) segundo o grau de riqueza. c) A Assembleia da Plebe,não se preocupava em conseguir direitos políticos para os plebeus. d) O Senado era composto por 300 membros vitalícios (para vida toda). 4) Na Roma Antiga a sociedade era: 2 pontos a) Patriarcal b) Matriarcal c) Escravocrata d) Multinuclear 5) No contexto social de Roma Antiga, os escravos poderiam ser: a) Patrícios sem posses de terras. b) Prisioneiros de guerra ou escravos por dívida. c) Somente do continente africano. d) Trocados com os nativos da América do Sul.
Soluções para a tarefa
1. Letra D: no contexto da República Romana é correto afirmar que os patrícios passaram a monopolizar o poder, de modo que controlavam as grandes terras, os maiores cargos políticos e administrativos.
2. Letra C: a primeira forma de governo em Roma foi a Monarquia. também chamada de Monarquia Etrusca, visto que reis etruscos é que comandavam Roma, de modo que ao longo do tempo os patrícios passaram a rivalizar com os mesmos.
3. Letra C: é falso dizer que a Assembleia da Plebe não tinha preocupação em conseguir direitos políticos para os plebeus.
4. Letra C: Na Roma Antiga a sociedade era Escravocrata, isto é, funcionava graças à escravidão institucionalizada.
5. Letra B: na Roma Antiga os escravos poderiam ser prisioneiros de guerra ou escravos por dívida.