História, perguntado por isadoralimasouza, 8 meses atrás

1. Sobre a religiosidade, os egípcios eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Entre os mais conhecidos, estavam: Amon-Rá, criador do Universo e de todos os deuses; Osíris, deus da vida após a morte; Ísis, irmã e esposa de Osíris; e Hórus, o filho deles. O próprio faraó era considerado um deus encarnado na terra, para tanto, havia até um ritual para ocorrer a encarnação quando havia a troca de faraó. De acordo com a afirmação, como os deuses eram representados no Egito Antigo? *

a) Eram representados de uma única maneira, de forma natural, ou seja, especialistas chamam de divinização da natureza, usavam animais da fauna africana, o Rio Nilo, crocodilo, avestruz, andorinha, cão do deserto, gaivota, coruja, gato, cachorro, leão, etc;
b) Eram representados de diversas maneiras, mas todas contendo a forma antropomórfica, ou seja, contendo o formato humano, poderia ter metade animal e metade homem, como o deus Anúbis, com cabeça de chacal, mas sempre com corpo de homem.
c) Eram representados de diversas maneiras, de forma antropomórfica, ou seja, formato humano, de forma antropozoomórfica, ou seja, metade animal e metade humano, ou apenas num formato animal, inclusive com várias partes de animais da fauna africana: como a deusa Hammamet ou Ammit, que tinha cabeça de jacaré, corpo de onça e traseiro de hipopótamo.
d) Eram representados através dos cosmos apenas, ou o Céu, a Lua, o Sol, a luz, a água, o rio, o mar, o fogo, enfim, os elementos primordiais, por isso é correto dizer que a religião no Egito era muito primitiva, com uma religiosidade apegada a símbolos cósmicos apenas, sem um panteão de deuses com formas humanas.

2. Akhenatom ( cujo nome verdadeiro era Amenófis IV) foi Faraó entre 1352 a 1336 a.C., e em seu governo instituiu o monoteísmo, ou seja, a crença num único deus, Aton, como a única divindade que deveria ser cultuada, sendo o próprio faraó o único representante dessa divindade. Com o fim de seu governo: *
1 ponto
a) O politeísmo oficial egípcio retornou, ou seja, a crença em vários deuses. Durante o governo de Akhenaton, o deus Aton era representado como um disco solar, fonte de energia da vida terrena, cujo símbolo dos raios terminava como mãos que seguram a chave do Ankh.
b) O monoteísmo permaneceu, ou seja, a crença em um único deus. Durante o Governo de Akhenaton, o deus Aton era representado como um disco solar, fonte de energia da vida terrena, cujo símbolo dos raios terminava como mãos que seguram a chave do Ankh.
c) O politeísmo oficial egípcio retornou, ou seja, a crença em vários deuses, como Zeus, Poseidon, Hércules e Afrodite. Durante o Governo de Akhenaton, o deus Anúbis era representado como um disco solar, fonte de energia da vida terrena, cujo símbolo dos raios terminavam como mãos que seguram a chave do Ankh
d) O politeísmo oficial egípcio nunca mais retornou, ou seja, a crença em vários deuses. Permaneceu a crença no deus instituído no Governo de Akhenaton, o deus Aton, que era representado como um disco solar, fonte de energia da vida terrena, cujo símbolo dos raios terminavam como mãos que seguram a chave do Ankh.

Soluções para a tarefa

Respondido por esquilointeligente3
2

Resposta:

Por serem politeístas, os antigos egípcios acreditavam em vários deuses. Duas características muito importantes da religiosidade dos egípcios eram os conceitos maat e heka. O primeiro conceito definia a importância de viver uma vida correta, de forma a manter a existência harmônica no universo.

espero ter ajudado!!!!!


thallyagabriellasant: qual letra?/
esquilointeligente3: letra D.
esquilointeligente3: ok
Perguntas interessantes