1. Sobre a relação das Histórias em Quadrinhos e a escola é correto afirmar que:
(RESPOSTA CORRETA) d. A melhor maneira de promover consonância entre os quadrinhos e a prática docente é conhecer e compreender a sua linguagem e suas particularidades e buscar capacitação para aplicações mais eficientes.
2. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a desconfiança em relação às HQs e educação ganhou força na campanha promovida pelo psiquiatra alemão dr. Fredric Wertham (1895-1981). Qual dos argumentos abaixo dominava essa campanha:
(RESPOSTA CORRETA) a. Nada do que era produzido pela indústria dos quadrinhos tinha salvação e só trazia influências ruins para os jovens.
3. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as declarações abaixo:
( ) As HQs ainda não fazem parte do imaginário e da cultura de nossa sociedade, com sua linguagem sendo encontrada com dificuldade em nossos espaços, meios e atividades.
( ) Elas afetam a população todos os dias e são de fácil entendimento, não implicando conhecimento aprofundado ou nenhuma tecnologia específica.
( ) Um bom motivo para o uso de HQs como veículo de provocação ou transmissão de conhecimento é a sua capacidade de promover a interação e ampliar o diálogo professor-aluno.
( ) As revistas em quadrinhos são muito populares entre crianças e jovens, representando uma invasão de seu mundo que proporciona elementos estranhos à sua realidade.
( ) As HQs não são fáceis de ser obtidas e seu manuseio requer cuidado e atenção.
( ) O processo de criação das HQs é relativamente simples, permitindo a elaboração em salas de aula, com poucos recursos e gastos (folhas em branco, papel e lápis de cor podem produzir bons resultados).
A sequência correta é:
(RESPOSTA CORRETA) c. F, V, V, F, F, V.
4. Sobre as áreas de conhecimento e abordagem de temas em quadrinhos é possível:
I. Nas Artes, utilizar manifestações artísticas, enfocando sua linguagem, códigos utilizados e estrutura narrativa;
II. Na Geografia, discutir histórias em locais específicos, estudando-se elementos topográficos ou culturais de países ou regiões.
III. Na História, fundamentar as diversas épocas de desenvolvimento histórico, servindo para identificação de anacronismos ou ideologias dos autores na elaboração da narrativa.
IV. Na Língua Portuguesa, auxiliar no enfoque de pontos específicos de gramática (locuções verbais, gírias etc.) ou no entendimento e interpretação de textos.
V. Nas aulas de física, oferecer subsídios para a discussão de teorias diversas, quando contrastadas com elementos narrativos dos quadrinhos.
Assinale a opção que apresenta os itens corretos:
(RESPOSTA CORRETA) d. Todas as afirmativas estão corretas.
5. No contexto dos nossos dias é correto afirmar que as HQs:
(RESPOSTA CORRETA) d. Nem todos os alunos se identificam imediatamente com as produções em quadrinhos. Alguns, talvez, podem até ter dificuldades para encontrar seu espaço em um processo didático que as envolva. Perseverança e persistência são palavras-chave nesses momentos.
Soluções para a tarefa
1 - D
2- A
3- c. F, V, V, F, F, V.
4 - D
5 - D
O uso de quadrinhos na escola unem 2 elementos fundamentais para as crianças e para os adolescentes: Texto e imagem, por isso eles são muito difundidos nos mais diversos assuntos escolares que variam de português e até mesmo matemática.
Por isso é importante compreendemos que esses quadrinhos são ferramentas utilizadas pelos professores para facilitar o ensino e a compreensão dos alunos nas mais diversas atividades, alimentando a sua interpretação de texto.