1) Sobre a primeira expedição colonizadora do Brasil, responda:
A) Ano e responsável pela expedição;
B) Primeiro núcleo urbano oficial criado;
C) Principal atividade econômica a ser desenvolvida.
2) Cite fatores que contribuíram para a dizimação dos povos indígenas do Brasil.
3) Explique o funcionamento das missões e quais suas contribuições para convenção dos indígenas.
4) Defina entradas e dê um objetivo da mesma. Defina bandeiras e apresente um objetivo delas.
5) Cite fatores que levaram ao processo de devastação da Mata Atlântica.
6) O que eram as Drogas do Sertão? Dê exemplos.
Por favor, é 'pra amanhã!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1*a-em 1501 por Gaspar Lemos
b-Surgiram a partir de 1501
c-Produção através da exploração de recursos da natureza
2* podemos destacar a falta de reservas para sua sobrevivência, mortes ocasionadas por conflitos, além da proliferação de doenças típicas de homem branco, como gripe, sarampo, coqueluche e muitas outras
3* As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções,[nota 1] foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador. O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades. Essas missões foram fundadas pelos jesuítas em toda a América colonial e, segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias da história.
Para conseguirem seu objetivo, os jesuítas desenvolveram técnicas de contato e atração dos índios e logo aprenderam suas línguas e, a partir disso, os reuniram em povoados que, por vezes, abrigaram milhares de indivíduos. Eram, em larga medida, autossuficientes, dispunham de uma completa infraestrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário, onde os nativos foram educados na fé cristã e ensinados a criar arte às vezes com elevado grau de sofisticação, mas sempre em moldes europeus. Depois de um início assistemático marcado por tentativas frustradas, em meados do século XVII, o modelo missioneiro já estava bem consolidado e disseminado por quase toda a América, mas teve de continuar enfrentando a oposição de setores da Igreja Católica que não concordavam com seus métodos, do restante da população colonizadora, para quem os índios não valiam a pena o esforço de cristianizá-los, e os bandos de caçadores de escravos, que aprisionavam os índios para submetê-los ao trabalho forçado na economia colonial exploradora e destruíram diversos povoados, causando muitas mortes. Mesmo com vários problemas a vencer, as missões, como um todo, prosperaram a ponto de, em meados do século XVIII, os jesuítas se tornarem suspeitos de tentar criar um império independente, o que foi um dos argumentos usados na intensa campanha difamatória que sofreram na América e na Europa e que acabou por resultar na sua expulsão das colônias a partir de 1759 e na dissolução da sua Ordem em 1773. Com isso, o sistema missioneiro entrou em colapso, causando a dispersão dos povos indígenas reduzidos.
4*Enquanto as Entradas eram expedições oficiais organizadas pelo governo, as Bandeiras eram financiadas por particulares (senhores de engenho, donos de minas, comerciantes). Essas expedições tinham como objetivo predominante capturar os índios e procurar por pedras e metais preciosos.
5*uso extensivo da madeira como lenha ou criação de móveis, extração do látex, e até mesmo extensão de propriedades rurais, fazendeiros expandem seus territórios mata adentro e derrubam as árvores para ter espaço.
6*Cacau, cravo, guaraná, urucum, poaia e baunilha foram alguns dos produtos que ficaram conhecidos como as tais “drogas do sertão”. Na maioria das vezes, a extração das drogas do sertão era feita pelas missões jesuítas que se localizavam no interior do território e aproveitavam da mão de obra indígena disponível.
espero ter ajudado!!!!!