1)
Sobre a presença da Família Real no Brasil, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
Mudou completamente a realidade política econômica, social no Brasil, com a industria crescente no setor de Indústria Base.
b)
contribuiu para grandes transformações sociais e políticas, sem modificar substancialmente a realidade econômica.
c)
com Família REal no Brasil, tivemos um novo Estado constituído a partir dos desejos dos governos franceses
d)
sem apoio inglês D. João foi obrigado a apoiar a França na luta pela independência da Guiana Francesa
2)
Sobre o Sistema Escravista e possível afirmar que:
Alternativas:
a)
Foi a escravidão, defendida pela sua importância associada ao elemento migrante de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Brasil, em especial nos últimos anos do Império e início da República.
b)
o trabalho escravo foi fundamental para a economia e a sociedade brasileiras, comprometeu toda história do Trabalho no país
Alternativa assinalada
c)
Para o diplomata e estadista brasileiro Joaquim Nabuco o fim da escravidão abalaria de forma irresponsável a produção agrícola, a indústria e o comércio no Brasil.
d)
O certo é afirmar que a longa presença da escravidão no Brasil é fruto da submissão dos africanos, em associação com seus espírito religioso, que anularam as lutas contra o cativeiro.
3)
Veja o fragmento do texto do jesuíta José de Anchieta ante de responder:
"O mal se espalha nos matos ou se esconde nas furnas e nos pântanos, de onde sai à noite sob as espécies da cobra e do rato, do morcego e da sanguessuga. Mas o perigo mortal se dá quando tais forças, ainda exteriores, penetram na alma dos homens."
Com base no texto é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
Para Anchieta o sertão é o lugar do mal, onde o demônio fica à espreita pronto para atacar. Este processo preconceituoso pode ser resumido pela expressão Etnocentrismo.
b)
Para o autor o sertão é um mal a ser "domesticado pela fé", com atos de caridade, jejum e abstinência sexual. Tudo em nome de Deus.
c)
O nome padre é um maniqueísta que defende o socialismo como critério de salvação dos nativos do novo mundo. Principalmente aqueles que insistem em sair após o cair da noite.
d)
Para o jesuíta o mal domina o sertão por ser o lugar da promessa de riqueza fácil e dos desregramentos morais da sociedade brasileira.
4)
Quando comparados os modelos escravistas e suas consequências econômicas e sociais no Brasil e dos Estados Unidos encontramos:
Alternativas:
a)
Nos EUA e no Brasil os negros sofrem restrições legais, construída na Constituição, que limitam o acesso as moradias, aos cargos públicos e universidades.
b)
Nos Estados Unidos e no Brasil existe harmonia, convivência e respeito entre negros e brancos nos diversos espaços públicos.
c)
Nos dois países existem diferenças entre negros e brancos representadas pelo acesso econômico, base da estruturam social brasileira, que são alimentadas pelas desigualdades de classes e pelos preconceitos raciais.
d)
O Brasil tem uma "democracia racial" desde os primórdios coloniais, que foi consolidada nos últimos anos; os EUA buscam abolir o preconceito e a discriminação racial nomeando para as presidências da Republica, da Suprema Corte e do Parlamento elementos com origem no continente africano.
Você já ouviu ou leu a música "Marginalia 2" do Gil e do Torquato Neto?
Veja o fragmento:
"Aqui o terceiro mundo
Pede a benção e vai dormir
Entre cascas das palmeiras,
araçás e bananeiras
Ao canto da juriti
Aqui meu pânico e glória
Aqui meu laço e cadeia
Conheço bem minha história
Começa na lua cheia
E termina antes do fim
Minha terra tem palmeiras onde
canta o vento forte
Da fome, do medo e muito
Principalmente da morte
A bomba explode lá fora
Agora o que vou temer
Oh, sim, nós temos banana
Até pra dar e vender
Aqui é o fim do mundo"
Com base no fragmento e em seus conhecimentos é possível afirmar que:
Alternativas:
a)O tema central é natureza abundante e o clima prazeroso dos Trópicos;
b)O tema central é o fim do mundo anunciado neste início de século com o anúncio da construção das primeiras bombas nucleares por parte do Brasil em associação com o Peru.
c)A canção enaltece o caratê formal da educação familiar brasileira e seus valores de cidadania e respeito ao Estado.
d)A abordagem refere-se ao subdesenvolvimento nacional e a forte exclusão, que produz violência, em muitas regiões do Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
as respostas são
1=a
2=d
3=a
4=d
5=d
1=a
2=d
3=a
4=d
5=d
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás