1) Sobre a norma padrão da língua portuguesa, é correto afirmar: Alternativas: a) Norma padrão é o mesmo que norma culta. b) A norma padrão regula, através da gramática normativa, desde um recado deixado nas redes sociais, até um relatório de caráter científico, pois sem esta regulação as pessoas não se entenderiam. c) A norma padrão serve como referência fundamental para a expressão escrita, pois a língua falada não pode ser balizada por normas. d) Trata-se de um modelo de uso da língua baseado na gramática normativa e aceito em uma determinada época como regra geral. e) A norma padrão dita as regras gramaticais que devem ser seguidas, ao longo de uma determinada época, condenando outras formas de expressão mais populares e valorizando o uso correto da língua. 2) No projeto de pesquisa, em relação à elaboração das hipóteses, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Tratam-se de questões de pesquisa que serão norteadoras do trabalho. b) Devem ser elaboradas como afirmações, iniciadas por verbos no infinitivo, que descrevem aonde o projeto pretende chegar. c) As hipóteses devem definir o enfoque do trabalho, através da descrição do método de pesquisa. d) Trata-se de uma possível explicação para o problema de pesquisa que norteará todo o processo de investigação. e) Trata-se do conhecimento teórico que será explicitado no estudo. 3) Segundo Brandão (2004), um traço evidente da maleabilidade de gênero está relacionado à: Alternativas: a) Historicidade. b) Discursividade. c) Intertextualidade. d) Homogeneidade. e) Heterogeneidade. 4) Na redação do trabalho acadêmico, é importante o uso da norma padrão. Por este motivo, deve ser evitada(o): Alternativas: a) Uma perfeita harmonia entre coesão e coerência. b) O uso de jargões relativos ao tema. c) Uma perfeita concordância verbal e nominal. d) O uso de coloquialismos. e) O respeito às normas gramaticais. 5) Indique abaixo a única alternativa que não caracteriza uma relação de homonímia: Alternativas: a) Sessão (atividade praticada durante algum tempo), seção (divisão), cessão (ceder). b) Cassar (tornar sem efeito), caçar (perseguir animais). c) Tachar (atribuir defeito a), taxar (fixar taxa) d) Acender (colocar fogo), ascender (subir). e) Arrear (pôr arreios), arriar (descer, cair). 6) Leia e analise o trecho abaixo: A escrita, na sociedade, exerce três funções, que lhe são exteriores, mas que estabelecem uma relação com o mundo. São as funções de __________ ou função mnemônica, de __________ e controle social da conduta e de __________. Em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima: Alternativas: a) Comunicação; memória; interação. b) Registro; regulação; comunicação. c) Enunciação; permanência; socialização. d) Enunciação; registro; interação. e) Assimilação; socialização; interação.
Soluções para a tarefa
1) Sobre a norma padrão da língua portuguesa:
d) Trata-se de um modelo de uso da língua baseado na gramática normativa e aceito em uma determinada época como regra geral.
A norma-padrão é o padrão ideal. É o conjunto de regras e prescrições da gramática da língua, que deve ser utilizada em concursos, redações, tribunais, entrevistas, currículos e locais de trabalho e outros.
2) No projeto de pesquisa, em relação à elaboração das hipóteses:
d) Trata-se de uma possível explicação para o problema de pesquisa que norteará todo o processo de investigação.
As hipóteses têm o formato de uma declaração afirmativa, apoiada sobre algumas premissas e que pode ser testada por meio de evidências, não podendo ser provadas, elas podem somente ser plausíveis ou rejeitadas. São as tentativas de conclusões para estudos de problemas ou exploração de oportunidades e lançam o cenário para coleta de fatos e dados.
3) Segundo Brandão (2004), um traço evidente da maleabilidade de gênero está relacionado:
c) Intertextualidade
A intertextualidade em Brandão é a relação de um texto com outro anteriormente produzido, ou seja, é um fenômeno de "textos sobre textos", que parte de um fluxo constante de comunicação. Como recurso entre textos, estabelece sobre o outro, de maneira explícita ou implícita, referência a elementos existentes, em nível de conteúdo, forma ou de ambos: forma e conteúdo.
4) Na redação do trabalho acadêmico, é importante o uso da norma padrão, devendo ser evitada(o:)
d) O uso de coloquialismos.
A escrita acadêmica deve ter linguagem acessível e com um sentido único evitando-se assim, ambiguidades e palavras antiquadas e defasadas, Sendo necessário o rigor científico no texto, gírias, coloquialismos (linguagem caracterizado pela utilização de aspectos informais), senso comum, “chavões”, subjetividades e emoções pessoais não devem aparecer no texto.
5) Não caracteriza uma relação de homonímia:
e) Arrear (pôr arreios), arriar (descer, cair).
Palavras homonímias podem ser:
Homônimas homógrafas: são palavras que possuem a mesma grafia, mas demonstram pronúncia e significados diferentes.
Homônimas homófonas: detém igual pronúncia, mas são distintas na grafia e no seu significado.
Homônimos perfeitos: são as palavras são escritas e pronunciadas igualmente, no entanto, possuem significados distintos.
6) A escrita, na sociedade, exerce três funções, que lhe são exteriores, mas que estabelecem uma relação com o mundo:
b) Registro; regulação; comunicação
São funções da escrita em sociedade: a de registro ou função mnemônica (relativa à memória), a de regulação e controle social da conduta e a de comunicação.
Bons estudos!
Resposta:
intertextualidade.
Explicação: