1- Sobre a noção de Messias:
a. Explique o que significa a noção de "messianismo" para o Judaísmo do segundo Templo
b. (2,0) Justifique se todos os grupos religiosos e políticos de Israel do segundo Templo possuíam esta expectativa sabre a vinda de um messias,
2- Relacione a história de algum
(a) personagem da ficcção com a noção de Messias
a. Nome do(a) personagem.
b. Resumo de sua história.
C. (2,0) Qual a situação problemática que ele(a) enfrenta.
d. (2,0) Qual o futuro melhor que o(a) personagem garante.
e. (2,0) Justifique por que você considera que ele(a) pode ser considerado como um Messias.
Soluções para a tarefa
1a.O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias , com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
1b.Miquéias foi um profeta contemporâneo de Isaías. Havia, porém, uma diferença entre eles: Miquéias vivia e profetizava no campo, isto é, nas regiões que circundavam a capital de Judá, Jerusalém. Vêm desse profeta essas palavras que pregou sobre a esperança de um Messias. Miquéias não citou o nome Imanuel, mas sua expectativa girava em torno da mesma figura que viria salvar o povo. O contexto da palavra profética de Miquéias é a queda de Samaria (722 a.C.), o agressivo e inescrupuloso domínio assírio e as demonstrações de infidelidade do povo israelita.
Desculpe-me, não consegui fazer a última(2)!Mas eu tentei ajudar com as primeiras,então eu realmente espero ter ajudado...!
Resposta:
O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias , com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
1b.Miquéias foi um profeta contemporâneo de Isaías. Havia, porém, uma diferença entre eles: Miquéias vivia e profetizava no campo, isto é, nas regiões que circundavam a capital de Judá, Jerusalém. Vêm desse profeta essas palavras que pregou sobre a esperança de um Messias. Miquéias não citou o nome Imanuel, mas sua expectativa girava em torno da mesma figura que viria salvar o povo. O contexto da palavra profética de Miquéias é a queda de Samaria (722 a.C.), o agressivo e inescrupuloso domínio assírio e as demonstrações de infidelidade do povo israelita.
Desculpe-me, não consegui fazer a última(2)!Mas eu tentei ajudar com as primeiras,então eu realmente espero ter ajudado...!