1. Sobre a literatura jesuítica é correto afirmar que:
a) Não faz parte do movimento literário Quinhentista porque seus textos eram compostos apenas poemas e peças teatrais.
b) Os textos produzidos nessa literatura tinham apenas característica informativa, pois a missão dos padres recém-chegados aqui era apenas manter Portugal ciente dos acontecimentos.
c) Inicialmente os textos tinham um caráter informativo, mas com o tempo esses textos passaram a ter um cunho mais pedagógico. Além disso, eram de fácil leitura e continham crônicas históricas, de viagem, poesias e peças teatrais.
d) Os responsáveis pelos primeiros textos na literatura jesuítica foram os indígenas que já tinham sido alfabetizados e catequizados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Respondido por
0
A literatura jesuítica é uma literatura de informação, que se iniciou no período do Quinhentismo (século XVI) (C).
Vamos entender mais sobre o papel dos padres jesuítas acerca dos escritos da informação.
- Os jesuítas, responsáveis pela catequização das tribos indígenas e dos povos africanos na época do Brasil Colônia, representam um marco na educação, embora esta fosse para fins religiosos.
- Eles viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional.
- A ratio studiorum combinava estudos das ciências naturais (matemática e física), ciências humanas (filosofia e literatura), Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.
Saiba mais sobre os jesuítas em: brainly.com.br/tarefa/23618378
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás