História, perguntado por mayaraohaiilinda, 11 meses atrás

1- Sobre a Guerra do Peloponeso, responda: a) Quem participou? b) Por que aconteceu? c) Quem venceu? Quais foram as conseqüências? 2- Apresente os motivos que contribuíram para o fim da polis grega após o término da Guerra do Peloponeso. 3- O chamado Mundo Helenístico é fruto: a) da destruição das cidades-gregas pela guerra do Peloponeso, onde os gregos foram submetidos ao Império Persa. b) da integração territorial ocorrida logo após da invasão persa na Ilha de Creta. c) da união militar entre Atenas e Esparta para afastar a ameaça de Alexandre, o Grande. d) do afastamento cultural que ocorreu entres os povos gregos com a integração do Cristianismo entre os povos. 4- Faça um relato contado sobre a formação do Império de Alexandre da Macedônia. 5- Explique a relação entre o escravismo e a cultura entre os gregos. 6- Diferencie mitologia e religião. Caracterize-os. 7- Faça um relato caracterizando: a) Teatro grego: b) Filosofia grega: c) Literatura grega:

Soluções para a tarefa

Respondido por rociodyane15
9

Resposta:

A-  A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos .

B-Os espartanos viam com desconfiança e ameaça o desenvolvimento econômico e aumento da influência política de Atenas na região da península do Peloponeso; - Relações tensas entre as duas cidades-estado e disputa pela hegemonia política e econômica na região.

C-Terminou com a vitória de Esparta.As consequências da guerra .A Guerra do Peloponeso terminou em abril de 404 a.C. O fim da guerra teve como resultado a hegemonia política e econômica de Esparta na região, com um sistema de fortalecimento militar.

2-A derrota de Esparta por Tebas na Batalha de Leuctra em 371 a.C. acabou com o papel proeminente de Esparta na região e iniciou o período da hegemonia tebana. No entanto, ela manteve a sua independência política até a conquista romana da Grécia em 146 a.C.

3- b) da integração territorial ocorrida logo após da invasão persa na Ilha de Creta.

4-Alexandre, o Grande, foi o rei da Macedônia a partir de 336 a.C. e, durante seu reinado, conseguiu formar um grandioso império em um período de aproximadamente doze anos. Após o assassinato de seu pai, Alexandre partiu à conquista da Ásia e enfrentou o decadente Império Persa, que era liderado por Dario III. O grande legado do império macedônio foi a difusão da cultura grega para o Oriente.

Coroação de Alexandre

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, são considerados os herdeiros dos últimos grupos de helenos que se estabeleceram na região durante o Período Pré-homérico. Eles consideravam-se um povo helenizado, isto é, um povo de cultura grega, mas eram vistos com menosprezo pelos próprios gregos.

A Macedônia abandonou o estágio de seminomadismo e consolidou um poder centralizado a partir do século VII a.C. Com o enfraquecimento da Grécia, após os sucessivos conflitos travados durante as Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso, a Macedônia ascendeu como potência local.

Os macedônios dominaram toda a região a partir da Batalha de quenomerias Aqueronteia, quando o exército liderado por Filipe II da Macedônia derrotou o exército formado pela liga de cidades gregas em 338 a.C. No entanto, o reinado de Filipe II por toda a Grécia durou pouco tempo, pois, em 336 a.C., foi assassinado por Pisânias, um de seus guarda-costas.

Os historiadores não sabem precisar ao certo a motivação de Pisânias, mas cogita-se um desentendimento por questões pessoais entre os dois, ou mesmo que o assassinato de Filipe tenha sido parte de uma conspiração que visava matar tanto Filipe quanto seu sucessor, Alexandre. Com a morte de Filipe, Alexandre foi coroado rei da Macedônia em 336 a.C.  

A morte de Filipe desencadeou uma crise na Macedônia, com o surgimento de conspirações para tomar o trono de Alexandre, ataques estrangeiros e rebeliões de cidades gregas. Alexandre agiu energicamente e contornou todos os obstáculos ao executar os conspiradores, conter os ataques estrangeiros e derrotar e punir as cidades gregas que se rebelaram.

6-Mitologia - é baseada em histórias heroicas (epopeias) vividas pelo Deuses e outras figuras gregas. Está relacionada ao mito - ninguém viu, não pôde ser verificado.

Religião - está relacionada à Bíblia. Os Cristão, por exemplo, têm esse livro como a principal fonte dos acontecimentos que evidenciam a existência de um Deus supremo.

7-Origem do Teatro Grego

O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas, sobretudo, para o Deus Dionísio.  Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.

As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc

Com a evolução da forma e a introdução de enredos fictícios ou contemporâneos se estabilizaram dois gêneros principais, já plenamente cênicos: a tragédia e a comédia. Nas Grandes Dionísias três poetas concorriam, cada um com três tragédias e um drama satírico.

Filosofia grega:A filosofia grega está dividida em três períodos: Período Pré-socrático (séculos VII a V a.C.): corresponde ao período dos primeiros filósofos gregos que viveram antes de Sócrates. Os temas estão centrados na natureza, do qual se destaca o filósofo grego Tales de Mileto.

Literatura Grega:Distribuída em três grandes períodos -- o da antiguidade, o bizantino e o moderno -- a literatura grega abordou, no teatro e na poesia, na filosofia e no texto religioso, todos os grandes mitos e temas cruciais da humanidade.

Explicação:

Perguntas interessantes