1. Sobre a filosofia empirista, assinale a resposta INCORRETA: (1.00)
a. O empirismo constituiu a base filosófica da psicologia científica
b. O empirismo interessa-se em como a mente adquire conhecimento
c. O empirismo atribui grande importância ao processo da percepção
d. O empirismo acreditava que o conhecimento se dava a partir de ideias inatas
e. O empirismo acreditava que o ser humano nasce como uma folha em branco
Soluções para a tarefa
Resposta:
O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento. Aristóteles já defendia que o conhecimento advém da experiência, contrariando as teses platônicas, que eram essencialmente inatistas.
John Locke, um dos principais empiristas da Modernidade, afirmou que o ser humano é uma tábula rasa. A tábula era um instrumento romano de escrita, feito com cera. As pessoas escreviam na cera com uma espécie de estilete e, quando queriam apagar, bastava raspar ou derreter esse material.
Quando a tábula estava sem inscrições, era chamada de tábula rasa. Esta pode ser comparada a uma folha em branco. Isso significa que o ser humano nasce sem nenhum conhecimento e é preenchido de acordo com as vivências que ele adquire. O empirismo moderno foi defendido por filósofos como Thomas Hobbes, Francis Bacon, John Locke e David Hume, o que pode classificá-lo como, essencialmente,