História, perguntado por izadorasteffenss, 5 meses atrás

1- Sobre a expansão marítima, sabemos que os países ibéricos tiveram vantagens em função de dua centralização política, ou seja, sua transformação em países com um governo e território unidos e bem definidos. Entretanto, por que essa característica favoreceu esses países em suas navegações e conquistas?

2- Sobre a administração do Brasil colonial, marca a alternativa correta e justifique sua resposta.

a) Tomé da Souza foi o capitão donatário responsável pela Capitania de São Vincente, atual Estaod de São Paulo.

b) O escambo foi o modelo de trabalho adolado nos engenhos de cana-de-açucar e consistia no pagamento de um salário a cada trabalhador.

c) O governo-geral foi um modo de administração centralizado e o governo-geral era indicado pelo rei para manter o desenvolvimento colonial.

d) Mem de Sá foi o governante-geral que mais provocou conflitos com os indígenas.

e)As capitanias hereditárias foram todas um fracasso econômico.​

Soluções para a tarefa

Respondido por andrieliguzatti
1

Resposta:

1_Com o aumento do comércio e a aliança entre burgueses e reis a necessidade de se ter um mercado cada vez maior cresceu pois o acumulo de capital passou a significar poder esse motivo fez os paises partirem a procura de novos meecados (colônia)

2_ alternativa correta ( E )

O fracasso das capitanias deu-se através da falta de recursos de seus capitães donatários para explorar seu território, visto que pelo fato de o rei não ter "tempo" nem interesse na exploração esta tarefa foi passada a tais capitães; o solo infértil de muitas delas para plantação; território muito extenso e também havia a resistência dos indígenas.


izadorasteffenss: obrigada, anjo!
Perguntas interessantes